O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, recebeu, na terça-feira (17), prefeitos e deputados estaduais, que pediam apoio a empreendimentos da área rural em seus municípios. O secretário tem atendido todas as solicitações que dão prioridade à Agricultura Familiar, conforme a política estabelecida pelo governador Roberto Requião.
O prefeito de Santo Antônio do Caiuá, José Alves de Almeida, acompanhado de assessores e do deputado estadual Teruo Kato, solicitou recursos para comprar equipamentos para o matadouro municipal. Bianchini pediu o compromisso da prefeitura em colocar o matadouro em funcionamento, sem dependência de recursos externos. “Para o governo liberar recursos, o empreendimento precisa comprovar viabilidade e funcionar efetivamente”, disse o secretário.
O deputado Teruo Kato também solicitou repasse de 100 mil borbulhas de seringueira para enxertos e também a implantação de um viveiro de mudas de seringueira em Alto Paraná. De acordo com o deputado, os agricultores familiares do Noroeste estão animados com as perspectivas do programa de incentivo ao cultivo da seringueira, lançado no ano passado, em Maringá.
A prefeita de Santo Antônio da Platina, Maria Ana Vicente Guimarães Pombo, conversou com técnicos da Secretaria sobre como será feita a aplicação de recursos do programa Territórios da Cidadania, em que seu município foi incluído. O programa é do governo federal e estadual.
O secretário recebeu ainda o prefeito de Tamarana, Roberto Dias Siena, que estava acompanhado do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida. Siena vai apresentar ao secretário o plano de desenvolvimento rural do município e os instrumentos que dispõe para melhorar as estradas rurais, permitindo a acessibilidade do comércio.
Prefeitos pedem apoio para agricultura familiar
Secretário da Agricultura conversou sobre como o Governo pode atender às solicitações
Publicação
18/02/2009 - 14:54
18/02/2009 - 14:54
Editoria