Prefeitos elogiam programa de descentralização do Governo

Guarapuava é terceira cidade a receber a Escola de Governo no interior; programa já passou por Ponta Grossa e Maringá
27/05/2010 - 19:09
Prefeitos que participaram nesta quinta-feira (27) da terceira etapa do Programa de Descentralização do Governo do Paraná, em Guarapuava, elogiaram a iniciativa do governador Orlando Pessuti. A cidade é a terceira a receber a Escola de Governo no interior do Estado — a interiorização já passou por Ponta Grossa e Maringá, e será instalada no início de junho em Londrina.
“Acho a interiorização necessária e importante. Na verdade, esta é uma proposta que a gente já vinha discutindo há muito tempo na região. Nosso colegiado, o Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec), vinha tentando estabelecer uma relação mais próxima com o Governo. Pessuti está de parabéns pela iniciativa”, afirmou o prefeito de Porto Barreiro, João Costa.
Ele deixou a reunião da Escola de Governo, realizada no campus da Unicentro, com a documentação necessária para colocar em funcionamento a Biblioteca Cidadã recentemente concluída em Porto Barreiro. À tarde, em reuniões com secretários de Estado, ele reivindicou recursos para a pavimentação de ruas e de um trecho da PR-565, além da construção de uma escola municipal.
“Pessuti é homem do interior, filho de agricultores, e sabe da importância da iniciativa de levar o Governo aos municípios menores e mais pobres. Assim, ele dá oportunidade para que prefeitos conversem de perto com ele mesmo e seus secretários”, disse o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa.
Pela manhã, Calsa e Pessuti assinaram a ordem de serviço para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social em Goioxim. “À tarde, em contato com representantes da Secretaria da Educação, iniciamos conversações para a construção de um novo colégio estadual na cidade”, explicou o prefeito.
“A descentralização do governo é uma das melhores iniciativas do governador. Significa trazer o Governo para junto da população, para que ela possa assistir, com clareza e transparência, aquilo que está sendo feito pelo Estado”, falou o prefeito de Campina do Simão, Emílio Altemiro Lazaretti. Ele saiu da reunião da Escola de Governo com a ordem de serviço assinada para a construção de uma Biblioteca Cidadã.
A prefeita de Nova Tebas, Helioza Jansen, ficou satisfeita com os resultados da terceira etapa da interiorização. “Trazemos vereadores e lideranças do município para que assistam a tudo aquilo que o Governo do Paraná tem proporcionado aos pequenos municípios. Estamos levando para um caminhão, uma retroescavadeira e uma patrola, além da ordem de serviço para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social”, afirmou.
“Quero parabenizar o governador pela iniciativa de trazer toda a equipe ao interior, para atender os prefeitos. Estamos reivindicando a construção de uma nova escola, no valor de R$ 2,8 milhões, e a pavimentação de 26 mil metros quadrados das ruas do perímetro urbano. A Biblioteca Cidadã já teve as obras iniciadas, e a Clínica da Mulher e da Criança está em fase de acabamento. Estamos saindo daqui satisfeitos”, falou o prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Prado.