Prefeitos das regiões oeste e sudoeste assinam convênio do Programa de Recuperação Asfáltica

Os municípios do oeste e do sudoeste passam ter acesso ao Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentos (Recap) da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu)
Publicação
26/08/2010 - 17:40

Confira o áudio desta notícia

Os municípios do oeste e do sudoeste passam ter acesso ao Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentos (Recap) da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Os convênios foram assinados nesta quinta-feira (26) em Cascavel e em Francisco Beltrão. O programa tem recursos de R$ 100 milhões e destina-se a obras de pavimentação e de recapeamento asfáltico em vias urbanas municipais.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Lipski, reuniu-se pela manhã em Cascavel com prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e, à tarde, em Francisco Beltrão, com os da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop). “Em muitos casos, os atuais pavimentos nas cidades precisam ser renovados imediatamente, daí a necessidade de se agilizar os convênios e a elaboração dos projetos para que possa ocorrer logo a licitação das obras em cada município”, enfatizou.
Segundo o prefeito de Medianeira, Elias Carrer, os municípios dependem de investimentos de outras esferas de governo para a realização de obras de infraestrutura urbana. “Em Medianeira, as vias públicas estão deterioradas, cheias de buracos, sendo necessária uma intervenção imediata para que esta situação não avance”, avaliou.
INVESTIMENTOS - O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, informou que os recursos do Recap serão aplicados na Avenida Maripá, no centro da cidade, contemplando 12 quarteirões. “Esta é uma via onde se concentra a maior parte do comércio da cidade e com grande movimento de veículos”, acrescentou.
Em Capanema, de acordo com o prefeito Milton Kafer, os recursos do Recap serão utilizados para a recuperação de vias urbanas próximas aos colégios para dar melhores condições de transporte aos alunos da rede pública de ensino.
“A pavimentação é uma reivindicação recorrente da população e, apenas com recursos próprios, não é possível atender esta demanda. Sem a parceria, isto nos deixaria em uma situação muito ruim com os contribuintes”, disse o prefeito de Coronel Vivida, Fernando Aurélio Gugik. Os investimentos serão aplicados na pavimentação com pedras irregulares da Avenida Cândido Lima, que dá acesso aos conjuntos habitacionais do município.
CONVÊNIO - A elaboração dos projetos de pavimentação e recape é de responsabilidade das prefeituras, cabendo à Sedu e ao Serviço Social Autônomo Paranacidade a análise dos projetos e a autorização aos municípios para o início dos processos licitatórios. Os recursos podem ser utilizados no recape asfáltico, recape sobre paralelepípedo e pedras irregulares. As obras serão fiscalizadas pelas prefeituras. Cada município conveniado entra com uma pequena contrapartida.

GALERIA DE IMAGENS