Prefeito de Paranaguá homenageia Pessuti por obras no município

15/11/2010 - 18:38

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, aproveitou a Festa da Mãe do Rocio – dedicada à padroeira do Estado, para homenagear a parceria com o governador Orlando Pessuti, que resultou em várias obras para o município. “Estou vivendo no céu”, afirmou Baka. O município concentra o quinto maior Produto Interno Bruto do Estado por abrigar o principal Porto do Paraná, o segundo é o de Antonina.
A declaração do prefeito foi feita após a missa realizada nesta segunda-feira (15), no município. A celebração foi acompanhada por romeiros do Paraná e de outros estados. Havia cerca de quinhentos ônibus e vans estacionadas ao redor do local onde foi realizada a missa.
“Tem sido um entrosamento perfeito e absoluto. Conversei mais com o governador Pessuti neste curto período do que nos sete anos do governo anterior. Tive acesso direto com o superintendente do Porto de Paranaguá, que por sinal foi uma excelente escolha do governador ao nomear uma pessoa da cidade, pois não havia diálogo antes”, declarou Baka.
Paranaguá tem cerca de 140 mil habitantes (estimativa IBGE 2009) e é o principal pólo turístico religioso do Estado, segundo levantamento feito Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). O prefeito ressaltou diversas obras que, segundo ele, eram reivindicadas há anos e estão sendo concretizadas por iniciativa direta do Pessuti.
Ele citou o início da execução da Avenida Ayrton Senna que liga a rodovia ao Porto de Paranaguá, como sendo uma das obras mais importantes. De 2003 a 2009, foram criados mais de quatro mil empregos formais em Paranaguá, segundo registros formais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Dentre outras obras destacadas por Baka como fruto da parceria com Pessuti, ele mencionou a biblioteca onde funcionava a antiga Santa Casa de Misericórdia, que será inaugurada no dia 10 de dezembro. “Uma pena que sejam apenas oito meses de governo, gostaria que fossem mais”, disse Baka.
O governador Pessuti anunciou mais ações do Governo para o litoral que serão executadas até o final do ano. “Nestes 45 dias que temos de governo, ainda temos a Ordem de Serviço para a construção da cadeia pública em Paranaguá, vamos inaugurar em Pontal do Paraná uma nova escola onde era o antigo Clube Santa Mônica, também a ampliação da Universidade do Litoral, assinaremos a licitação para ampliar a faixa de areia da orla de Matinhos”, enumerou Pessuti. Paranaguá também terá um aquário que será mais um atrativo turístico para o município.