Acaba neste mês o prazo para receber o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep). No Paraná, 35.635 trabalhadores ainda não sacaram o benefício. Os paranaenses foram os que mais sacaram os valores de 2008, na comparação com os demais estados da região Sul.
De acordo com dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, dos 965.813 trabalhadores que têm direito ao recebimento, 930.178 já procuraram as agências da Caixa Econômica Federal, representando 96,31% do total.
Quem tem direito aos R$ 415,00 do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep), mas ainda não foi sacar o dinheiro, deve apresentar o número do PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).
O benefício é destinado ao trabalhador que comprove que trabalhou com carteira assinada ou tenha sido nomeado em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores contribuintes do PIS/Pasep (empregadores cadastrados no CNPJ) e que tenha recebido, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.