Portos também têm negócios para pequenas empresas

Superintendente da Appa falou no III Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Fomenta PR
23/11/2010 - 17:08

Aproximar o micro e pequeno empreendedor dos portos públicos do Paraná e foi tema da palestra do superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Mario Lobo Filho, nesta terça-feira (23). Ele participou do III Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – Fomenta PR, realizado pelo Sebrae, em Curitiba.
Lobo Filho também propôs discutir novas possibilidades no fornecimento de bens e serviços e apresentou maneiras para que os empresários possam participar de licitações com a autarquia, principalmente na venda de produtos, serviços e obras na área de construção. “Os bons fornecedores são sempre bem-vindos. Os portos de Paranaguá e Antonina realizam uma série de grandes obras”.
Uma das preocupações da autarquia é fortalecer a relação com fornecedores locais, que gerem emprego e renda nas cidades portuárias. “É importante para os micro e pequenos empresários de Paranaguá e de todo o Estado descobrir quais os campos de atuação que existem no setor público portuário e quais maneiras possíveis de atender à demanda existente”, destacou.
INTERAÇÃO – Até seu encerramento, na quarta-feira (24), o encontro deve reunir mil empresários participantes e diversos representantes de órgãos empresas públicas federais, estaduais, prefeitos e vereadores. Além de palestras, rodada de debates e seminários temáticos, acontecem encontros individuais entre empresários e gestores de licitação dos compradores públicos, além de atendimento em estandes.
De acordo com Mariléa Rodrigues de Britto, consultora do Sebrae na região Centro-Sul, um dos principais objetivos é promover a integração entre eles e buscar a desburocratização dos processos. “Este é um evento muito especial porque promove encontros que provavelmente não aconteceriam de outra forma. Aqui é possível conhecer mais sobre o programa de desenvolvimento local e a Lei Geral do Pequeno Empreendedor”.
Exemplo desta interação foi o contato realizado pela empresa XA Consultoria. A microempresa de Cascavel, no noroeste do Paraná, patenteou e desenvolve um equipamento para gerar energia elétrica a partir da queda dos grãos que são embarcados nos navios pelos carregadores shiploaders.
“Usamos o mesmo principio da geração de energia por quedas da água, como é feito em Itaipu, por exemplo. A idéia é que a produção seja usada no próprio porto, na iluminação do cais”, explicou o empresário Luciano Jorge de Andrade.
FOMENTA/PR – O III Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais acontece no pavilhão da ExpoUnimed Curitiba, que fica na rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, no bairro Campo Comprido. O horário dos atendimentos individuais e das palestras e seminários é das 9h às 18h e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o encerramento no local e no site www.fomentapr.com.br.