O “Saberes em Gestão Pública”, repositório institucional da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), está sendo compartilhado com outras unidades da federação. O repositório foi apresentado nesta quinta-feira (7) durante o II Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), que reúne em Brasília 1 mil pessoas, entre administradores públicos, lideranças políticas, servidores, especialistas e estudantes.
Repositório é um portal na internet de conteúdo segmentado e com ferramentas específicas. O “Saberes” está no ar desde novembro do ano passado e já ultrapassou os 16 mil acessos. No repositório (www.saberes.seap.pr.gov.br) estão artigos, trabalhos acadêmicos, material didático de cursos, vídeos de palestras, revistas e outras publicações que tenham como temática a administração pública. Todo o material é liberado para ser baixado para o computador do usuário.
A coordenadora do projeto do repositório, Claudia Cristina Muller, que fez a apresentação no Congresso Consad, explicou aos participantes que o “Saberes” está aberto à inclusão de trabalhos produzidos pelas administrações das demais unidades da federação. Alguns Estados – Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso e Minas Gerais, e mais o Distrito Federal – já estão utilizando o “Saberes” para a divulgação de suas publicações.
INTERESSE - “A receptividade da nossa apresentação foi a melhor possível. Os participantes de diversos Estados demonstraram interesse em aderir. Uma equipe do Piauí, por exemplo, já nos entregou em mãos o material para ser compartilhado no 'Saberes'”, contou Claudia Cristina Muller. “O repositório democratiza o acesso ao conhecimento, estreita as relações entre gestores públicos, potencializa as ações governamentais”, salientou.
O “Saberes em Gestão Pública”, informou a coordenadora, é um dos 66 repositórios, de todas as áreas, que o Brasil tem catalogados no Registro de Repositórios de Livre Acesso (Roar, na sigla em inglês). O organismo internacional coloca o Brasil como o quinto país do mundo com maior número de repositórios abertos registrados.
MAIS PARTICIPAÇÕES - Além da apresentação feita por Claudia Cristina Muller, dentro do painel “Gestão do conhecimento”, o Governo do Paraná vai expor no II Congresso Consad os programas da Escola de Governo, instituição que tem a Gerência Executiva vinculada ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência. A gerente Marli Pasqualin vai falar durante o painel “Gerenciamento de capacitação em rede”, marcado para esta sexta-feira, às 14h30.
O II Congresso Consad ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura foi na noite desta quarta-feira (7), com a conferência do doutor em Ciência Política da Universidade de Yale (EUA), Michael Barzelay. A secretária da Administração do Paraná, Maria Marta Lunardon, vice-presidente do Consad, participa do evento, que tem na programação três grandes conferências e apresentação de trabalhos divididos em 65 painéis. O Congresso termina nesta sexta-feira (8).
Portal de gestão pública do Paraná é compartilhado com outros Estados
Iniciativa paranaenses foi apresentada nesta quinta-feira (7) durante o II Congresso de Gestão Pública do Conselho Nacional de Secretários de Administração, que reúne mil pessoas em Brasília
Publicação
07/05/2009 - 16:30
07/05/2009 - 16:30
Editoria