Duas novidades marcam a primeira etapa do Circuito Paranaense de Software Livre, promovido pela Celepar – Informática do Paraná, que começa nesta sexta-feira (5) e prossegue até sábado (6) em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná. Está prevista uma exposição sobre o uso do portal “Dia-a-Dia Educação” e uma mesa-redonda sobre o uso do software livre na administração municipal. O evento conta com mais sete etapas em diversas cidades do estado.
O portal Dia-a-Dia Educação (www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) é uma iniciativa que se tornou o “ponto de encontro” de estudantes, professores e comunidade. O sítio possui um ambiente pedagógico, no qual os usuários podem postar conteúdos de sua autoria.
Isso permite que educadores de diversas comunidades troquem experiências e compartilhem material didático, colaborando para um novo método de produção de conhecimento coletivo. Desenvolvido pela Celepar para a Secretaria de Estado da Educação, também é utilizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Maranhão.
Além disso, o portal oferece diversos utilitários, como dicionários, mapas e dicas para estudantes. Uma das dicas, por exemplo, ensina o aluno a criar um grêmio estudantil em sua escola. A palestra, que se realiza durante o Circuito Paranaense de Software Livre em Jacarezinho, vai mostrar como o Dia-a-Dia Educação funciona. A intenção é atrair mais professores e estudantes para o portal.
Municípios - A segunda novidade do Circuito é uma mesa redonda com representantes das prefeiturais da região do Norte Pioneiro. Os participantes vão discutir as vantagens do uso do software livre – tipo de programa de computador que permite aos usuários rodar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software, porque tem-se acesso ao código-fonte do mesmo - nas administrações. A tecnologia possui muitas vantagens, mas geralmente é procurado porque não exige o pagamento de licenças, como é o caso de programas de código fechado, como Windows.
Circuito - Para saber mais sobre o Circuito Paranaense de Software Livre e inscrição, acesse: www.circuito.pr.gov.br