O destaque que Londrina alcançou no fim de semana no taekwondo poderá ser seguido por outras cidades paranaenses, se depender da disposição do técnico da seleção brasileira, Fernando Madureira. Segundo ele, a popularização é o caminho para revelar talentos. “Graças ao apoio do Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte, conseguimos incluir a modalidade nos Jogos da Juventude do ano passado, em Paranavaí. Estamos trabalhando para fazer parte dos Jogos Abertos, em Toledo, neste ano. Se o esporte não se popularizar será difícil crescer. Os jogos oficiais do Paraná são o caminho”, aposta.
Os atletas de Londrina ficaram com cinco das 16 vagas para o Mundial de Pequim, disputadas no fim de semana passado em Belo Horizonte. Todos os classificados treinam na Academia Madureira, dirigida por Fernando em Londrina. São Paulo ficou com quatro vagas; o Distrito Federal, com duas; Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com uma vaga cada um.
Os londrinenses convocados são: Natália Falavigna (até 72 kg), Diogo Silva (até 67 kg), Gilvan Soares (até 54 kg), Licínio Soares (até 72 kg) e Paula Caroline (até 59 kg). O Mundial será disputado de 18 a 22 de maio na China. Depois do Mundial, a equipe brasileira passará mais 15 dias na Coréia do Sul, se preparando para os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro.
Em Londrina, Fernando Madureira levou o taekwondo para os bairros da periferia, escolas estaduais e particulares. “Realizamos competições entre bairros e levamos torneios para os shopping centers. Isso dá resultado positivo. Hoje, além do destaque nacional, exportamos atletas. Vamos enfrentar na China companheiros aqui da academia, defendendo as cores de Portugal”, afirma.
Além de Carmem Carolina, que já estava em Portugal, mais um atleta londrinense segue o caminho esta semana, depois de não conseguir vaga na seletiva em Minas Gerais: Rodrigo Ferla, que vai se naturalizar. O Mundial será seletivo para as olimpíadas de 2008.
O Paraná é o estado com o maior número de atletas convocados no taekwondo para Pan-Americano do Rio de Janeiro, que será disputado em julho. São três paranaenses classificados: Natália Falavigna, Diogo Silva e Paula Carolina, na reserva. Em seguida vem São Paulo e Rio Grande do Sul, com dois atletas cada um. A seletiva foi realizada no Rio de Janeiro, em dezembro de 2006, para a indicação de oito atletas, quatro do masculino e quatro do feminino.