População e prefeituras discutem segurança pública com secretário

Audiência pública com Aramis Linhares Serpa foi realizada durante interiorização do governo do Estado em Cascavel
18/06/2010 - 12:00

A audiência pública sobre segurança, realizada quinta-feira (17) em Cascavel, contou com a participação de 45 prefeitos da região, presidentes de Conselhos de Segurança, representantes de órgãos oficias e organizações sociais e moradores. “É a comunidade que vivencia os problemas e sabe o que precisa. Essa descentralização é ótima porque o representante da comunidade tem acesso ao governador, ao secretário e os comandantes que estão na capital”, afirmou Adélcio de Souza, morador de Cascavel.
O secretário da Segurança Pública Aramis Linhares Serpa acredita que as audiências trazem abrem oportunidades. “É um grande momento para que nós possamos ouvir a comunidade e saber os verdadeiros anseios dessa cidade na área de segurança pública. Nada adianta ficarmos em Curitiba, precisamos conhecer a realidade de cada região para melhor agir”, declarou.
Para Francisco Justus, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cascavel é uma satisfação receber o governo do Estado com toda sua estrutura. ”Os encontros são importantes para que os anseios da população sejam ouvidos e, por isso, é fundamental que os conselhos participem, pois sé assim soluções verdadeiras podem ser tomadas.”, disse.
Para o prefeito de Céu Azul, José Heneron da Silva Telles, a integração que está se firmando entre as polícias Civil e Militar melhora a segurança da comunidade. “Isso faz com que todos acreditem de novo na segurança e nas instituições governamentais”. Leônidas Neto, de Iracema do Oeste ressaltou que a atitude do secretário da Segurança e dos comandantes da Polícia Militar e Polícia Civil em ouvir a comunidade mostra preocupação com o povo.
“Há interesse grande em resolver problemas, tanto que foi anunciada a contratação de novos policiais para nossa região. Ouvimos os coronéis da PM muito preocupados com o consumo e tráfico de drogas, que cresce na região oeste. Trata-se de uma faixa de fronteira, de difícil combate ao crime, mas o governo do Paraná têm trabalhado intensamente para que o problema amenize”, garantiu.
“Tivemos uma reunião com expressiva participação de representantes de entidades, autoridades, clubes de serviços e igrejas, na qual se firmaram compromissos e discutiram-se possíveis soluções para as reivindicações. Além disso, o governador anunciou varias ações de melhoria para a segurança pública das regiões Oeste e Sudoeste, criando um cenário que deverá fortalecer as instituições”, disse comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens