População de Nova Santa Bárbara é a primeira a receber serviços do Ação Cooperar em 2008

São oferecidos confecção de carteiras de identidades e outros atendimentos, inclusive em área jurídica
Publicação
02/02/2008 - 14:24
Editoria
O primeiro Ação Cooperar de 2008 foi realizado nesta sexta-feira (1º), em Nova Santa Bárbara, no Norte Pioneiro. O evento foi promovido pela Companhia da Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Provopar Ação Social, das 14h às 22 horas, na praça central da cidade. “Este é o segundo ano que fazemos o Ação Cooperar em Nova Santa Bárbara. É maravilhoso esse trabalho que a Cohapar faz de regularização de documentos e promoção da cidadania”, afirmou o prefeito Júlio Aparecido Bittencourt. Quem visitou o evento pode utilizar serviços oferecidos pelo governo do Paraná, essenciais para o desenvolvimento social. “Embora estejamos no Sul do Brasil, teoricamente desenvolvido, nós temos pessoas que ainda não têm documento. Esse evento não só possibilita que elas regularizem sua situação, como é muito importante para prefeituras pequenas como a nossa”, disse o prefeito. “Estes eventos também fortalecem a integração entre as diferentes esferas de poder”, finalizou. O vereador Claudemir Valerio ressalta que o evento tem maior relevância para as pessoas que são mais necessitadas de governo. “Este evento é importante para toda a região. A gente vê a dificuldade da população mais carente em adquirir documentos”, disse. “Muitas pessoas com mais de 30 anos ainda não têm um documento sequer.” O auxiliar de serviços gerais Luiz Pereira Xavier aproveitou a tarde para visitar o evento. “Vou aproveitar praticamente todos os serviços”, contou. Para Tereza Silva Gonçalves, agente comunitária de saúde, o trabalho voluntário durante o evento o Ação Cooperar foi gratificante. “Além de ajudar quem precisa, conhecemos muitas outras pessoas”, afirmou. BALANÇO - Nas 37 edições anteriores, realizadas desde 2005, o Ação Cooperar, realizou mais de 74,5 mil atendimentos. “Só em 2007 foram 18 edições que atenderam, alternadamente, paranaenses de Curitiba e do interior do Estado”, contabilizou o presidente da Cohapar, Rafael Greca. O coordenador de Relações Institucionais e Comunitárias da Cohapar, José Alberto de Campos, explicou que a intenção do programa é aproximar a administração pública do Estado da população. “A intenção é levar essa ação para a população que mais precisa de serviços básicos e para quem mais precisa de governo”, disse. “Um exemplo da carência dessa população pelos serviços do Estado é que fizemos mais de 3,6 mil emissões de carteira de identidade desde 2005”. Entre os serviços mais procurados, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) realizou mais de 10,4 mil atendimentos entre orientação sobre o uso de energia elétrica e programas sociais, jogos educativos para crianças e distribuição de material explicativo sobre o trabalho realizado pela Companhia. Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) registra 11.356 atendimentos, com distribuição de mudas de árvores, educação ambiental, além de orientações sobre projetos e programas do governo do Paraná. Na área jurídica, a Defensoria Pública do Paraná realizou mais de 950 atendimentos nas áreas da família, cíveis, crime, juizados especiais, infância e juventude, mediações e registros públicos. Além disso, a Cohapar e o Provopar estabeleceram parcerias com cartórios dos municípios atendidos que registram, ao todo, 369 atendimentos, com serviço de emissão de registros civil, certidões de nascimento, casamento e óbito. O público estimado pela Diretoria de Relações Institucionais e Comunitárias (DIRI) da Cohapar para as 37 etapas do programa Ação Cooperar é de mais de 245,9 mil pessoas.