A população de Matinhos, no litoral do Paraná, participou neste sábado (27) do Ação Cooperar, organizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). Centenas de crianças participaram de atividades recreativas, enquanto os jovens e adultos aproveitaram o dia no Centro de Convenções para fazer carteiras de identidade e trabalho, cortar o cabelo de graça e conhecer os programas sociais do governo estadual, como o Luz Fraterna, da Copel e Tarifa Social, da Sanepar.
Para o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli, a função do Ação Cooperar é de resgatar a cidadania. “O governo tem que estar mais próximo da população mais pobre, melhorando a vida das pessoas”, diz. Para o superintendente de Relação Comunitárias da Cohapar, João Arruda, o projeto mostra a integração de todos os setores governamentais. “O que mais importa é que os serviços básicos cheguem na ponta, onde as demandas sociais são maiores”, completa.
O Ação Cooperar faz parte do programa Direito de Morar. A Cohapar vai regularizar 780 lotes no bairro Vila Nova, em Matinhos, em parceria com a Terra Nova – primeira empresa privada no Brasil especializada em regularização fundiária.
A área é uma propriedade particular que foi invadida há oito anos, e para regularizar os lotes os moradores pagarão cerca de R$ 50 mensalmente em um prazo que pode variar entre quatro a cinco anos, de acordo com a capacidade de pagamento da família. “Nesse processo, o Governo do Paraná cumpre a sua função social e ganham a prefeitura, que arrecadará mais impostos, a população, que terá os lotes regularizados e o proprietário das terras invadidas, que será devidamente indenizado”, explica Romanelli.
Atividades - A estudante Luana Dias, 16 anos, aproveitou o dia ensolarado no sábado para fazer a carteira de trabalho. Após tirar fotografias de graça no próprio local, a jovem não precisou esperar mais que cinco minutos para encaminhar a documentação necessária para fazer a carteira. “Bom é que não precisei faltar aula”, destacou. A auxiliar de limpeza, Jenifer Laís Czemola, 17 anos, também tirou fotos, e saiu do Centro de Convenções com a carteira de identidade pronta. “Iniciativas como essa facilitam a vida da gente”, disse.
O zelador Nadir Galina e o aposentado Rui Vidal têm a mesma idade (64) e tinham o mesmo objetivo no Ação Cooperar: dar “um trato no visual”. Eles tiveram os cabelos cortados o cabelo de graça pelos alunos do curso profissionalizante de cabeleireiro do Senac e Escola Shauadu. Vidal ainda foi buscar informações junto à Defensoria Pública do Paraná sobre como regularizar o terreno, que fica em uma área pertencente à prefeitura. “É muito prático ter todos esses serviços por perto”, disse.
O estudante Anderson Fiúza, de nove anos, era uma dos mais empolgados com os brinquedos. O menino destacou-se pela habilidade no touro mecânico. “Esse é mais fácil que o boi Bandido da novela”, afirmou. Para as meninas, a piscina de bolinhas era a melhor pedida. “É divertido e não cansa”, falou Fabiana Pedroso, 10 anos, acompanhada de perto pela mãe Lucimara e do irmão Luan, de um ano.
Box:
Ação Cooperar em Matinhos em números
- Público estimado: 3.500 crianças e adultos
- 85 carteiras de identidade e 75 carteiras de trabalho emitidas
- 300 cortes de cabelo realizados
- 200 fotografias para documentos
- 600 atendimentos da Sanepar (Tarifa Social e renegociação de outros serviços)
- 35 atendimentos e 600 brindes educativos distribuídos pela Copel
- 80 atendimentos do Corpo de Bombeiros de Matinhos (orientações sobre primeiros socorros, salvamento aquático e cambate à incêndio florestal)
- 300 crianças participaram de atividades de pintura em Papel (Provopar)
- 2.000 brindes distribuídos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP)
- 400 atendimentos realizados pela Terra Nova Regularizações Fundiárias
- 1.500 espectadores na apresentação artística dos alunos da Escola Municipal Gabriel de Lara e da banda de axé Mimar Você
- 50 atendimentos pela Defensoria Pública do Paraná (áreas de família, cível, criminal, juizados, registros públicos, etc)
- 80 pedidos de informações pelo Escritório Regional de Curitiba/Cohapar
- 2.000 crianças em atividades recreativas (brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, muro de escalada e touro mecânico).