População de Marumbi já pode usufruir da Biblioteca Cidadã

Biblioteca Professora Raimunda Gusman Borges foi aberta à comunidade nesta terça-feira (22)
22/12/2009 - 19:29
Os 5 mil habitantes de Marumbi, região Norte do Paraná, já podem usufruir do telecentro com cinco computadores ligados à internet e dos 2 mil livros do acervo da Biblioteca Cidadã Professora Raimunda Gusman Borges. O espaço foi aberto à comunidade nesta terça-feira (22). “Essa biblioteca vai contribuir para a cultura da nossa população, através da inclusão digital e dos livros que estão ao alcance de todos. É um investimento do Governo do Paraná que reflete a preocupação com o futuro da nossa gente”, afirmou Adhemar Francisco Rejani, prefeito de Marumbi. No acervo da biblioteca estão reunidos quase todas as obras poéticas de Vinícius de Moraes, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Pablo Neruda. A coleção de romances também é especial, com todas as obras de Jorge Amado, Gabriel Garcia Márquez, Thomas Mann, Rubem Fonseca, Chico Buarque e Ruy Castro. Há também biografias e todos os livros de Monteiro Lobato, uma coleção significativa da escritora Ruth Rocha e até as aventuras do Asterix – famoso personagem da dupla francesa Goscinny e Uderzo. MÓDULOS – O projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs é constituído de módulos de forma a poder adaptar-se a diferentes tipos de terrenos e possibilitar uma ampliação futura. As construções ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras Públicas. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 312 mil. A instalação dos telecentros é coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pela Celepar. Além do mobiliário necessário, os prédios são equipados com computadores com acesso à internet, aparelhos de televisão, vídeo e DVD. A Biblioteca Cidadã estimula ainda a valorização cultural da região – com artistas que pintam um painel na entrada principal. Em Marumbi, o convidado foi o artista Flávio Leme de Aquino, que preparou um painel que retrata o cotidiano da zona rural do município. O projeto também prevê o plantio de uma árvore nativa no terreno e a escolhida no município foi a quaresmeira. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, as secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, mais de 300 municípios até o final de 2010.