População de Balsa Nova volta
a contar com um posto da Copel

Mais de dez anos depois, população tem de volta um escritório da Copel na cidade
Publicação
15/10/2010 - 16:30
Editoria
A população de Balsa Nova, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, voltou a dispor de um canal direto e personalizado de relacionamento com a Copel depois de mais de dez anos. Na quinta-feira (14), a Companhia reabriu o seu posto de atendimento na localidade, colocando à disposição dos seus cerca de 20 mil habitantes mais uma opção para a solicitação de serviços ou informações a respeito do fornecimento e uso da energia elétrica.
O posto de atendimento de Balsa Nova conta com um atendente, quatro eletricistas e dois estagiários. O endereço – Avenida Iguaçu 848, no centro – serviu nos últimos anos como residência do eletricista que fazia plantão na cidade. O imóvel foi reformado e padronizado pela Copel, adequando-se aos critérios de plena acessibilidade e de conforto aos usuários do serviço.
RECOMPOSIÇÃO - A reabertura da agência da Copel em Balsa Nova integra um programa prioritário da atual administração, que quer recompor a estrutura de atendimento ao público da Companhia e que foi praticamente dizimada durante o processo de preparação para a malograda tentativa de sua privatização, em 2001.
“A Copel mantinha uma rede formada por 195 agências e postos de atendimento”, relembra o seu presidente, Ronald Ravedutti. “A pretexto de cortar custos operacionais, o total foi reduzido a 20 e os serviços acabaram concentrados nas centrais telefônicas, distanciando a empresa do cliente e transformando essa relação em algo frio, impessoal e excessivamente burocrático”.
No caso de Balsa Nova, como mostra um antigo e bem preservado livro de anotações das ocorrências e dos atendimentos feitos pela Copel no município, a agência local funcionou até o final da década de 90. Desde então, os consumidores da cidade que preferissem o atendimento pessoal precisavam se dirigir a uma agência em Curitiba ou Araucária.
Para reverter essa situação, ao tomar posse como presidente da Copel em abril, Ravedutti assumiu perante o governador Orlando Pessuti o compromisso de inaugurar uma nova agência de atendimento por semana até o final do ano, num total de 37 escritórios, elevando a 151 os endereços da Companhia à disposição do público em 140 municípios que, em conjunto, concentram 80% dos 3,6 milhões de consumidores ligados pela Copel no Estado. “O principal objetivo dessa ação é reaproximar a empresa do seu público, devolvendo às pessoas a sensação de proximidade e de pleno acesso aos serviços por ela prestados”, resume o presidente.
Até agora, foram abertos 31 novos postos de atendimento pessoal em todo o Paraná e até o final de novembro outros seis devem entrar em funcionamento, cumprindo integralmente a programação estabelecida pela direção da Copel.
MAIS UNIDADES - Até o final do mês de novembro, duas outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba passarão a contar com postos da Copel para o atendimento personalizado dos consumidores de energia elétrica: Quitandinha e Campina Grande do Sul. No mesmo prazo, a empresa colocará em funcionamento no interior do Estado as agências de Mallet, Piraí do Sul, Sengés e Candói, concluindo integralmente o calendário da Companhia que previa abrir – ou reabrir – neste ano 37 agências para atendimento pessoal e personalizado dos seus clientes.
Ao longo de 2010, foram colocadas à disposição do público agências e postos de atendimento em Ampére, Arapoti, Balsa Nova, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Cantagalo, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Clevelândia, Corbélia, Guaraniaçu, Imbituva, Joaquim Távora, Mamborê, Mangueirinha, Matelândia, Moreira Sales, Paraíso do Norte, Peabiru, Pinhão, Porecatu, Reserva, Salto do Lontra, Santa Mariana, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, São João do Ivaí, Sertanópolis, Terra Roxa, Tibagi e Uraí.

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