O município de Ponta Grossa, a Paraná Turismo e a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) promovem em março de 2006 o 4º Encontro de Turismo Rural do Mercosul. A parceria foi firmada esta semana naquele municipio, entre o presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, e o presidente da AMCG e prefeito de Piraí do Sul, Valentim Milléo.
De acordo com Demiate, o encontro é o maior evento de turismo rural da América Latina, e vai reunir em Ponta Grossa cerca de 1.500 profissionais da área de turismo de pelo menos quatro países, além do Brasil: Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Demiate destacou também o incentivo que esse evento de turismo rural trará para a Rota dos Tropeiros: "com esse evento e a Rota, Ponta Grossa será o centro do turismo rural do continente", anunciou, e garantiu a presença na solenidade de abertura do governador Roberto Requião, e de ministros do Turismo dos países envolvidos, inclusive do Brasil.
Ao garantir apoio à iniciativa, o prefeito Wosgrau Filho lembrou que o resultado será uma maior divulgação de Ponta Grossa e disse que "divulgar a cidade melhora a auto-estima" de seus habitantes. O evento, que tem como data provisória o período de 23 a 26 de março do próximo ano, teve sua primeira edição nas cidades de Punta del Este e Minas, na República Oriental del Uruguay, a segunda em Lages (SC) e a terceira na Ilha de Marajó (PA). Nesse último evento, o presidente da Paraná Turismo participou como conferencista, e garantiu a realização da quarta edição no Paraná.
Demiate entregou ainda um anteprojeto do evento ao prefeito Wosgrau Filho e, juntamente com o presidente da AMCG, indicaram uma comissão de técnicos para estabelecer as bases da produção do evento. De modo paralelo, haverá um comitê de atração, formado por representantes de entidades civis como o Convention Bureau de Ponta Grossa, para atrair visitantes dos três Estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e do Mato Grosso do Sul.