Com a participação de 13 escolas em todas as modalidades na fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), Ponta Grossa aparece como destaque na competição que acontece até o dia 13 em Castro. No basquetebol, por exemplo, o domínio foi total das equipes que representam Ponta Grossa. Os atletas ficaram com as três vagas em disputa (feminino A e masculino A e B).
No feminino A, o Colégio Santana (Ponta Grossa) venceu as duas partidas contra o Colégio Amanda (Castro), fazendo 60 a 17 e 46 a 19. No masculino, as decisões também foram entre as instituições de ensino da cidade sede e de Ponta Grossa. No Masculino A, o Sepam de Ponta Grossa passou pelo Sepam de Castro também por 2 a 0 (71 a 27 e 100 a 16). A outra vaga ficou com o Marista ao vencer o Emília Erichsen pela disputa da vaga no Masculino B (38 a 04 e 30 a 08).
A competição entre as cidades também aconteceu no voleibol. Nas duas vagas já decididas no feminino melhor para as meninas do colégio Marista de Ponta Grossa. No feminino B, o grupo ponta-grossense superou o Colégio Cavanis, de Castro, ao vencer os dois confrontos por 2 sets a 0. Já o time da categoria A passou pelo Colégio Leopoldina, de Tibagi, com duas vitórias pelo placar de 2 sets a 0.
A revanche pode acontecer no grupo masculino (B) no duelo entre Emília Erichsen (Castro) e o Neo Master (Ponta Grossa). Na primeira partida os ponta-grossenses fizeram 2 a 0 (26x24 e 25x21). Já no segundo encontro, os castrenses levaram a melhor, vencendo a partida no tie-break (16x25/25x17 e 16x14). A partida final entre as duas equipes estava marcada para acontecer a partir do final da tarde de desta segunda-feira (10).
Handebol – Mesmo sem saber o resultado da última rodada, os times dos Colégios Emília Erichsen, de Castro, e do Sagrada Família, de Ponta Grossa, já garantiram vaga na disputa do handebol para a fase final dos Jocop’s. O representante de Castro no feminino “B” venceu os dois adversários (Sagrado Coração de Jesus, de Ponta Grossa, e Gil Stein Ferreira, de Ivaí) e não pode mais ser alcançado. O mesmo desempenho teve o Colégio Sagrada Família no masculino “A”. Superou com placares elásticos os times do Colégio Rui Barbosa, de Imbiutuva, (40 a 04) e do Colégio Padre Nico Baltazar, de Castro (27 a 09).
Título – Nas etapas regionais, realizadas em dez diferentes municípios, as competições acontecem em duas categorias, distribuídas por sexo e idade: a “B” é para os atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, enquanto a “A” engloba os jovens entre 15 e 17 anos. As finais dos Jocop’s acontecerão entre os dias 7 e 20 de julho em Curitiba e apenas os campeões das regionais garantem vaga. Além do basquetebol, handebol, futebol de campo, futsal, tênis de mesa, vôlei e xadrez, a fase final contará com a disputa das modalidades de atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação.
(box)
Xadrez encerra etapa regional em Nova Aurora
Na manhã desta segunda-feira (10), no ginásio Aercol, aconteceram as últimas partidas de xadrez na categoria convencional em Nova Aurora. E as equipes finalistas do Jocop’s 2006, fase regional, receberam suas medalhas. Os três dias de jogos e concentração deixaram os alunos exaustos como caso da terceira colocada Any Karine Fruhauf, 13, de Tupãssi, que terminou a partida de uma hora atordoada.
“Foi muito difícil. Meu adversário era forte, estou até um pouco tonta”, conta a garota, que conquistou a colocação no convencional e relâmpago, B. A equipe de Assis Chateaubriand, na categoria A, conseguiu 152 pontos no convencional. Sem muito treino os alunos seguiram as dicas dos professores. “Conseguimos mais vitórias protegendo o centro e atacando pelas laterais. Na fase regional desconfio que será muito mais difícil”, entrega o garoto de 17 anos, Fernando Alexandre da Costa.
Na categoria convencional B, o município de Iracema do Oeste levou a primeira colocação. A equipe do aluno José Henrique dos Santos, 12, estava de olho na medalha de ouro, porque no ano passado levou o bronze. “O ouro é melhor”, avisa. O companheiro Diogo Lopes de Oliveira, 13, afirma que o importante é participar, mas que o objetivo está na vitória. “Temos que treinar muito em equipe para conseguir alguma chance em Curitiba”, diz o aluno. Esta equipe não vê a hora de chegar na final do Jocop’s, para conhecer a Capital. “Deve ser grande, acho que é perigoso se perder. Gostaria de conhecer o shopping e os salões de jogos”, entrega o menino.
Ponta Grossa já tem seis equipes garantidas nas finais
Com a participação de 13 escolas em todas as modalidades na fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), Ponta Grossa aparece como destaque na competição que acontece até o dia 13 em Castro
Publicação
10/04/2006 - 16:30
10/04/2006 - 16:30
Editoria