A equipe masculina de Ponta Grossa voltou a dominar no segundo dia de disputa da modalidade de ciclismo na fase final dos 50.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s), em Toledo, nesta terça-feira (23). Os atletas Cleberson Weber e Renato Seabra conquistaram as medalhas de ouro e prata na prova de circuito (30 voltas somando 60 quilômetros). O bronze ficou com Elton Marroni, de Arapongas.
No feminino, a equipe de Cascavel foi a dona do circuito (20 voltas e 40 quilômetros no total) com Sônia Dorigo, seguida por Lair da Silva Guerra, de Foz do Iguaçu, e Ana Paula Polegattch, de Guarapuava. Já na primeira prova, contra-relógio, na segunda-feira (22), Ponta Grossa havia vencido no masculino, com Renato Seabra e Greegory Paniso, e Cascavel no feminino com as veteranas Cleonice Delai, de 42 anos, e Sônia Dorigo, de 43.
O atleta da seleção brasileira no Pan-americano no Rio de Janeiro, Renato Seabra, prata no circuito, é nascido em Marília (SP), mas compete como atleta de Ponta Grossa, onde também atingiu seu índice para o Pan. “Esse é o nível do ciclismo que queremos para os Jogos Abertos do Paraná”, incentiva o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. Seabra fez os 16 quilômetros de percurso em 24m43s29.
Para Renato Seabra, a prova de circuito foi legal porque a equipe adotou uma estratégia boa. “Fizemos um bom jogo de equipe e isso foi importante para o resultado final. Nós conversamos durante toda a prova, acertando a estratégia e estamos felizes porque abrimos uma boa vantagem. Mas nada ainda está ganho, os jogos terminam só terminam no sábado e até lá tem muita coisa pra acontecer”, concluiu Seabra.
Para a medalhista de bronze do feminino, Ana Paula Polegattch, de Guarapuava, a prova de circuito foi complicada. “O ritmo foi bem alto desde o começo, estava sendo atacada a toda hora, não conseguia desgarrar e achei que não ia conseguir chegar inteira para o final”, disse a atleta. “No sprint eu saí uns 20 metros atrás das duas ponteiras, mas ainda consegui recuperar e chegar em terceira”, acrescentou.
Nesta quarta-feira acontecem as provas do quilômetro, 500 metros e 200 metros. A largada do quilômetro e dos 500 metros será às 8h30, e às 15 horas largam as finais masculina e feminina dos 200 metros. As duas provas terão a largada em frente à Associação dos Servidores Municipais de Toledo. Na quinta-feira, às 8h30, acontece a largada do masculino para a prova do intercity (marathon), com percurso de 52 km, e às 8h40 larga o pelotão feminino para um percurso de 46 km. A concentração inicia às 7h30, em frente à igreja de Novo Sobradinho.
Na sexta-feira, a concentração para a prova de estrada tem início às 7h40, em frente à Sadia. O masculino, que larga às 8h30, percorrerá um trecho de 84 km, com retorno no trevo de Vera Cruz. Já as mulheres largam às 8h40, para um percurso de 41,5 km com retorno no km 20,8. Por fim, no sábado, o cross-country (mountain bike) inicia a concentração às 8 horas na pedreira. O feminino larga às 9 horas, para um percurso de três voltas, e o masculino sai às 10 horas para cumprir quatro voltas de prova.