A equipe da Secal-Ponta Grossa conquistou na manhã desta quarta-feira (25), em Palmas, o título do basquetebol feminino dos Jogos Universitários do Paraná. Jogando contra o time da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a equipe princesina dominou a partida e impôs sua técnica e força contra a até então campeã dos JUP’s, vencendo pelo placar de 62 a 31.
A partida, realizada no Ginásio Tancredo Benghi, foi bastante movimentada. Sempre à frente no placar, a Secal aproveitou melhor as oportunidades em quadra e explorou as deficiências técnicas do time da UFPR para fechar o primeiro quarto vencendo por 20 a 7. No segundo e no terceiro quartos da partida, a Secal seguiu ampliando a vantagem. Ao final do terceiro quarto, o placar já apontava 50 para a Secal e 21 para a UFPR. A grande diferença parece ter mexido com os brios da equipe curitibana, que no último quarto de partida tentou esboçar uma reação. Mesmo assim, os esforços não foram suficientes para reverter o placar, que fechou em 62 a 31.
O título dos JUP’s garante para a equipe da Secal-Ponta Grossa a vaga para disputar as Olimpíadas Universitárias Brasileiras, que acontecem de 9 a 17 de junho, em Blumenau (SC). Para as pontagrossenses será um retorno à competição nacional, que a equipe já disputou em 2005, ficando com o vice-campeonato. Em 2006, problemas financeiros deixaram a Secal de fora da disputa dos JUP’s e, conseqüentemente, das Olimpíadas Universitárias.
O título dos JUP’s no ano passado ficou com a UFPR, que disputou as Olimpíadas Universitárias e perdeu todos os jogos, ficando na última colocação. A fraca atuação do time da capital levou ao rebaixamento da modalidade para a Divisão B deste ano.
Segundo a atleta Larissa Guzzo Pedroso, um dos destaques da Secal na partida final, a equipe vai intensificar os treinamentos para chegar às Olimpíadas Universitárias em alto nível competitivo. “Vamos jogar a Divisão B, mas estamos indo com todas as condições de fazer um bom papel e voltar com o título”, disse Larissa. Ela também elogiou a elevação do nível técnico dos Jogos Universitários do Paraná. “No ano retrasado eram só duas equipes disputando no basquete feminino, nesse ano aumentou bastante o número de equipes e todas estão vindo mais preparadas. Os Jogos Universitários estão cada vez melhores”, afirmou.