O sargento Carlos Daniel Jabonski, da Polícia Militar do Paraná, ficou com a primeira colocação no Curso de Tripulante Operacional, realizado no Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão, da Polícia Militar de São Paulo. Dos 30 selecionados para fazer o curso, apenas Jabonski não era paulistas. “Ter um policial nosso como primeiro colocado em um curso é orgulho para a corporação”, comentou o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti. “Estamos sempre incentivando o aperfeiçoamento de nossos policiais”, completou.
A Polícia Militar do Paraná já foi convidada a mandar integrantes para os próximos cursos em função da boa classificação do sargento. O curso, que teve duração de 40 dias, tinha como objetivo formar profissionais para atuar como tripulante de helicóptero para atuação em ocorrências policiais. Atualmente trabalhando na Casa Militar, o sargento é bacharel em Ciências Aeronáuticas, com ênfase em administração de empresa aérea, pela Universidade Tuiuti do Paraná. “O policial que irá atuar numa missão de resgate com helicóptero precisa ser um tripulante multimissão”, disse Jabonski.
Além do sargento Jabonski, outros dois sargentos da PM paranaense já concluíram o curso paulista. Para que pudesse concluir o curso com aproveitamento máximo ele disse que precisou se dedicar, pois além do conhecimento técnico, foi muito exigida a parte física e um bom equilíbrio psicológico. “Fizemos todos os tipos de exercícios simulados. Chegamos a ficar seis horas no salvamento dentro de uma represa”, disse.
Missão – Quando há uma missão de resgate com o uso de aeronave, por exemplo, com necessidade do salvamento de vítima sem que o equipamento toque o solo, compõem a equipe o piloto, o co-piloto e mais dois tripulantes. Um deles fica no helicóptero e o outro vai ao encontro da vítima. “Este curso proporciona o conhecimento prático. Dá habilitação ao policial para que possa agir em qualquer situação, pois o salvamento com aeronave é diferente tecnicamente de qualquer outro pelas condições do meio empregado”, descreveu Jabonski.
Policial paranaense é primeiro colocado em curso da PM paulista
O sargento Jabonski da Polícia Militar concluiu o curso de tripulante operacional em helicóptero
Publicação
14/11/2004 - 00:00
14/11/2004 - 00:00
Editoria