Onze policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária receberam, nesta sexta-feira (16), orientações sobre o atendimento a turistas, na Secretaria de Estado do Turismo (Setu). Todos trabalham no posto do Belvedere, localizado na Praça João Cândido, Alto São Francisco, em Curitiba. O bairro, um dos mais antigos da capital, abriga ruínas, monumentos, museus e outros atrativos.
“O fluxo intenso de turistas fez com que os policiais solicitassem capacitação maior, com noções sobre turismo”, explica o capitão José Carlos Graciano, subcoordenador estadual da Patrulha Escola Comunitária.
O treinamento, organizado pela Diretoria Técnica da Paraná Turismo, autarquia da Secretaria, incluiu a finalidade do posto de informação turística, que é esclarecer dúvidas dos que chegam à cidade, fornecendo informações como principais atrativos, hospedagem, restaurantes e meios de transporte, além de distribuir material promocional e informativo. Os postos também recebem sugestões, pedidos e reclamações em matéria de turismo.
“Uma boa informação ajuda a criar a imagem positiva do local e contribui para a geração de novos fluxos e o aumento da permanência do turista”, diz o diretor-técnico da Paraná Turismo, Milton Karan. Os policiais receberam orientações sobre a abordagem e atendimento aos turistas e orientações da técnica Ilka Lopes Cardoso, da Secretaria Municipal do Turismo de Curitiba, sobre os atrativos turísticos do bairro e da cidade, bem como locais próximos, em que os turistas podem receber mais orientações. Também esteve presente a coordenadora estadual da Patrulha Escolar pela Secretaria de Estado da Educação, Margarete Maria Lemes.