Policiais civis treinam guardas municipais de Curitiba no combate às drogas

Previsão é que 1.713 profissionais da Guarda Municipal passem por cursos de capacitação até agosto do ano que vem
Publicação
04/08/2010 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Policiais do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (Cape), departamento que faz parte da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), treinam, desde segunda-feira (2), guardas municipais de Curitiba. A cada dia, 250 guardas participam do treinamento, que vai até esta quinta-feira (5).
Segundo o delegado-chefe da Denarc, Julio Cezar Reis, a parceria com a prefeitura demonstra que as forças de segurança estão somando força no combate ao tráfico de drogas. A previsão é que os 1.713 profissionais da corporação passem por cursos de capacitação até agosto do ano que vem.
“No curso, os guardas aprendem a identificar drogas e usuários, quais os tipos de drogas mais usados e ações preventivas contra o tráfico, além de saber como reagir e lidar com um usuário”, disse o delegado Reis.
Ao longo do treinamento, os profissionais se deparam com as situações encontradas no dia a dia das ruas. “As informações vão ajudá-los a identificar e localizar as drogas. Eles também aprendem sobre os efeitos fisiológicos, o que ajuda a prever a reação dos usuários”, disse a coordenadora do Cape, Maria Cristina Venâncio. O objetivo do curso é aproximar os guardas municipais da população e realizar ações ostensivas. As aulas são dadas no Salão de Atos do Parque Barigüi.