Policiais Militares são treinados para levar serviços da previdência ao interior

O principal objetivo, de acordo com o diretor-presidente da Instituição, desembargador Munir Karam, é a expansão dos serviços prestados pela previdência estadual no interior do Estado.
25/05/2010 - 17:10
Cinquenta integrantes da Polícia Militar do Paraná participam nesta semana do treinamento do programa de Interiorização da ParanaPrevidência, que está sendo ministrado pela Diretoria de Previdência. Divididos em duas turmas, os militares terão dois dias de treinamento – dias 24 e 25 e dias 27 e 28 de maio.
Dois integrantes de cada um dos 20 batalhões do interior do Estado, e também de Curitiba, estão sendo treinados para prestar atendimento aos militares da reserva, reforma e seus pensionistas.
Durante o treinamento eles vão conhecer os procedimentos de recadastramento, inscrição de dependentes, seguro de vida, auxílio funeral, pensão, folha de pagamento, consignação, informática, protocolo e controle interno.
O principal objetivo, de acordo com o diretor presidente da Instituição, desembargador Munir Karam, é a expansão dos serviços prestados, principalmente no interior do Estado, aos segurados – ativos e inativos.
“Este é um momento histórico para a ParanaPrevidência, pois além de expandirmos os serviços aos nossos segurados residentes em todo o Paraná, podemos fazê-lo contando com a importante parceria da Polícia Militar, que vai disponibilizar alguns de nossos próprios segurados, ainda na ativa, para prestar atendimento”, explicou.
Segundo Karam, este é um avanço importante, pois compreende uma mudança necessária de cultura previdenciária dos servidores estaduais. “O envolvimento direto dos segurados nos procedimentos é importante porque possibilita que cada um perceba o quanto a previdência faz a diferença na vida das pessoas quando elas já não mais trabalham”, afirmou.
“A previdência é a poupança que o trabalhador faz durante toda a vida e muita gente dá pouca importância para isso, mas é fundamental que aquele que vai se aposentar não perca seu poder aquisitivo e também possa garantir um futuro tranquilo aos seus dependentes”, completou o desembargador.
AGILIDADE - Karam destacou ainda que a ParanaPrevidência está desenvolvendo projeto para a digitalização de documentos e automatização de procedimentos de concessão de benefícios previdenciários, visando agilidade com eficiência e eficácia. “A ideia é possibilitar a concessão de benefícios aos nossos segurados em 15 minutos. Estamos trabalhando arduamente para que esta seja a nossa realidade num futuro próximo”, declarou.
O diretor de Pessoal da Polícia Militar, coronel Carlos Scheremeta, que esteve presente na abertura do treinamento, disse que a iniciativa da ParanaPrevidência de envolver não só a PM, mas outros órgãos do Estado do Paraná na expansão de seus serviços, é um projeto de vanguarda que tem todas as condições para ter resultados positivos. “Para nós é uma honra que o nosso pessoal participe deste processo, que é um avanço importantíssimo para os policiais paranaenses”, afirmou.
PROGRAMA – O Programa de Interiorização da ParanaPrevidência teve início em 2008, por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Educação, em que os 29 Núcleos Regionais de Educação prestam serviços aos beneficiários da Instituição. Em 2009 o total de atendimentos feitos pelos Núcleos Regionais de Educação foi de aproximadamente 136 mil.
Neste ano a ParanaPrevidência assinou convênio com a Polícia Militar para a expansão do programa. Assim, a PM vai disponibilizar o atendimento aos beneficiários nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cruzeiro D’Oeste, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Lapa, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rolândia, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória.
Ao todo serão beneficiados os 17 mil policiais militares da ativa e os cerca de 15 mil reservistas, reformados e pensionistas.