A Secretaria da Segurança Pública realizou, neste domingo (2), mais uma grande operação de combate ao crime, desta vez envolvendo a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal. O alvo foram os feirões de carros e outras mercadorias realizados no município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A meta era não só verificar a presença de veículos com irregularidades como também inibir o comércio de todo tipo de produto, principalmente eletroeletrônicos, sem comprovação de origem. Foram mobilizados 70 policiais em 32 viaturas.
Dois feirões foram visitados na ação que foi batizada de Operação Fênix. Foram apreendidos seis veíulos, entre os quais duas motos. Todos eles estavam com numeração adulterada. Uma das motos estava com motor roubado e a chassi numeração do chassi apresentava adulterações. Duas pessoas foram presas. Sidney de Memeses Lemos, de 29 anos, foi encaminhado para responder a um termo circunstanciado por desobediência. O delegado Clóvis Galvão, um dos coordenadores da operação, explicou que já havia feito o alerta a ele de que não poderia realizar estes feirões sem autorização legal.
A outra prisão foi de um homem foragido da justiça, com mandado expedido por Apucarana. Além disso, foram recolhidas mercadorias que lotaram um caminhão cedido pela prefeitura de Colombo para fazer o transporte dos produtos. “Quem apresentar a nota fiscal poderá retirar os objetos na delegacia. O que não podemos é compactuar com este tipo de comércio, que é feito em terreno particular, sem nenhuma fiscalização e que parece uma terra de ninguém”, falou Galvão. Entre os produtos apreendidos estão televisores, aparelhos de som e de som automotivo, celulares, caiaque e até cadeira de rodas.
A batida policial aconteceu primeiramente no feirão que tinha como endereço a Estrada da Ribeira. Ali, no KM 115, quando as equipes policiais chegaram, por volta de 16 horas, cerca de 600 pessoas e cerca de 200 veículos. Enquanto a Polícia Rodoviária Federal fazia o controle de passagem de carros pela estrada, as polícias Militar e Civil fecharam todas as saídas e começaram a revistar os homens, enquanto as mulheres e crianças aguardavam. Depois que eram revistados, aqueles que só estavam de passagem eram liberados. Os demais aguardavam enquanto acontecia a fiscalização dos veículos.
A segunda batida ocorreu numa feira menor, no trevo do Atuba, seguindo os mesmos moldes da anterior. “O material apreendido é levado para a delegacia para dar uma segunda chance ao cidadão. Queremos fiscalizar e combater a criminalidade. Não queremos cometer injustiças”, falou Galvão. De acordo com ele, esta não é a primeira vez que a polícia visita estes locais, mas depois de um tempo os infratores voltam a comercializar produtos sem ter nenhuma autorização. “Quem compra um carro roubado aqui, por exemplo, poderá responder por receptação e nem ter culpa”, lembrou ele..
Polícia realiza operação em feirões de carros em Colombo
Durante blitz, realizada neste domingo (2), foram apreendidos seis veículos, entre os quais duas motos. Todos eles estavam com numeração adulterada. Duas pessoas foram presas
Publicação
02/10/2005 - 20:10
02/10/2005 - 20:10
Editoria