Polícia prende quadrilha que atuava no Paraná e em Santa Catarina

Os seis presos são suspeitos de participar do roubo ocorrido no dia 10 de outubro, em uma casa na zona rural de Mangueirinha
Publicação
17/11/2010 - 10:40
Editoria
Policiais da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco prenderam, na segunda-feira (15), seis suspeitos de integrar uma quadrilha de assaltantes que atuava no Paraná e em Santa Catarina. Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), núcleo de Pato Branco, do estado vizinho e das delegacias de Mangueirinha, Palmas e Clevelândia também participaram das prisões dos criminosos.
Segundo a polícia, foram presos Ivanio Fortes, 32 anos, Ivan Salvadego, 26 anos, Rodrigo Luiz Jacobsen, 25 anos, Robson da Silva Ribas, 24 anos, João Hanilton Alves dos Santos, 20 anos, e Reverson da Mota Ribas, 19 anos, suspeitos de participar do roubo ocorrido no dia 10 de outubro, em uma casa na zona rural de Mangueirinha, em que diversos bens foram levados, entre eles um caminhão e dois tratores.
De acordo com as investigações, os roubos eram realizados por Salvadego, Ribas, Santos e Mota Ribas, moradores de Palmas, interior do Estado, enquanto que Fortes e Jacobsen eram responsáveis por intermediar a venda dos tratores roubados e fazer a remessa para a Argentina. Segundo Ivonei Oscar da Silva, delegado-chefe da 5ª SDP, Jacobsen é residente no município de Clevelândia, no Paraná, e Fortes de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.
“Salvadego é o líder da quadrilha, coordenando praticamente todas as atividades do grupo nos assaltos, e Fortes é o principal contato da quadrilha com os compradores argentinos”, disse. A quadrilha é suspeita de cometer outros dois roubos, um na cidade de Passos Maias, em Santa Catarina, e o outro em União da Vitória, no Paraná, onde também levaram caminhões e tratores.
Os suspeitos foram presos em suas respectivas residências, por meio de mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela comarca de Mangueirinha, depois das evidências levantadas pela polícia. “Com as prisões, recuperamos objetos roubados em Mangueirinha, uma quantia em dinheiro que acreditamos ser pela venda dos tratores, inclusive notas estrangeiras, como peso argentino e dólar americano, e objetos de outro roubo cometido por eles em Santa Catarina”, afirmou o delegado.
Segundo a polícia, Santos teve seu mandado de prisão cumprido na carceragem da delegacia de Palmas, onde está preso desde o fim de outubro, por porte ilegal de arma. Ele foi preso em flagrante com uma pistola 9mm de fabricação Argentina.
Segundo o delegado Ivonei, a prisão dos envolvidos nesses crimes só foi possível devido à união de esforços de todas as unidades policiais envolvidas, demonstrando a força e a capacidade técnica investigativa dos policiais da microrregião de Pato Branco no combate a crimes de grande potencial ofensivo. “Os prejuízos causados às vítimas de Mangueirinha ultrapassaram R$500 mil reais, porém as ações criminosas desta quadrilha causaram prejuízos bem maiores”, salientou.
Salvadego e Mota Ribas têm antecedentes por roubo e Fortes por contrabando e receptação. O grupo foi autuado por roubo e formação de quadrilha. Eles estão presos na 5ª SDP, onde aguardam decisão judicial.

GALERIA DE IMAGENS