Polícia apreende mais de 1,6 mil unidades de palmito in natura em Guaratuba

Com esta apreensão, apenas em julho a polícia deteve 2 mil unidades de palmito na região
Publicação
02/08/2010 - 15:49
Editoria
Cerca de 1,6 mil unidades de palmito in-natura foram apreendidas pela polícia na localidade de Largadinho, em Guaratuba (Litoral do Estado). O produto foi extraído ilegalmente da Área de Proteção Ambiental do município, próximo ao Parque Nacional Saint Hilaire/Lange. Com esta apreensão, apenas em julho a polícia deteve 2 mil unidades de palmito na região.
Policiais da 1.ª Companhia do Batalhão de Policia Ambiental Força Verde realizavam patrulhamento no local, na última sexta-feira (30), quando avistaram o carregamento ilegal. “Há alguns meses recebemos denúncias sobre o transporte de palmito ilegal. Foram realizadas diversas operações para encontrar os responsáveis pelo crime”, afirma o comandante da unidade, tenente Álvaro Gruntowski.
Na sexta-feira, o veículo foi abordado e apreendido, junto com uma motocicleta. Segundo o tenente, os infratores, ao perceberem a aproximação da polícia, fugiram, e em seguida abandonaram os veículos e embrenharam-se na mata.
“Um senhor que mora próximo ao local da apreensão admitiu que era seu filho que transportava o produto”, relatou o tenente. O veículo e o carregamento de palmito foram encaminhados para o Posto de Polícia Ambiental de Guaratuba.
“O produto apreendido será doado para entidades da região e o veículo foi encaminhado ao pátio do 9.º Batalhão, já que o condutor também cometeu uma infração de trânsito ao estacionar irregularmente em via pública”, disse Gruntowski.