Cerca de 130 crianças portadoras de necessidades especiais atendidas pela Associação Paranaense de Reabilitação (APR) tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (07). Elas participaram de brincadeiras e receberam a visita do Papai Noel numa promoção da Cruzada Social Cosme e Damião em parceria com a Polícia Militar do Paraná. “São crianças que têm poucas oportunidades de sair da rotina. Ver a alegria deles é gratificante”, disse a presidente da Cruzada Social, Regina Lucia Werka Xavier de França, esposa do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier de França Filho. “A Polícia Militar tem grande responsabilidade com bem-estar da comunidade”, afirmou Xavier.
No ginásio de esportes, as crianças, acompanhadas dos professores, pais e avós, conheceram os cães do Canil Central da Companhia de Polícia de Choque da PM, puderam brincar em brinquedos infláveis e tiraram fotos com Papai Noel. Portadoras de diferentes tipos de necessidades especiais, as crianças se divertiam, cada uma a sua maneira. Francisca Lúcia, avó de Carolina, 10 anos, disse que a garota, que não cabia em si de contentamento, recebe a visita do Papai Noel todos os anos. “Mas nunca tinha conversado com ele. Pedi pra ele ir jantar em casa”, contou Carolina, depois de conversar com o anfitrião bem de pertinho. Eloir Ribeiro de Souza, vigia, pai de Tainá Jaqueline, 6 anos, também acompanhou a festa junto com a filha.
O professor de Educação Física José Carlos Bisoni, que dá aulas na APR, contou que as crianças se sentem muito felizes por sair do ambiente do dia-a-dia e conhecer lugares e pessoas novas. Bisoni acompanhava Guilherme, 8 anos, que se locomove com ajuda de uma cadeira de rodas. O sonho de Guilherme não foi realizado pelo Papai Noel desta vez: “quero ganhar uma roupa de polícia”. “Infelizmente não podemos atender a todos os pedidos, mas sabemos a diferença que faz oferecer uma tarde diversificada. Nós, da Polícia Militar, junto com a Cruzada também nos preocupamos muito com o lado social”, disse o chefe da Comunicação Social da PM, tenente-coronel Jorge Costa Filho.
Cruzada – A Cruzada Social Cosme e Damião é uma instituição que presta assistência a familiares de cabos e soldados da Polícia Militar. A Cruzada entrega enxovais a recém-nascidos e, a cada início de ano letivo, um kit com material escolar para os filhos de cabos e soldados matriculados no ensino fundamental. As ações da Cruzada, conforme a presidente, vão sendo diversificadas, conforme a disponibilidade da entidade. “Como temos várias voluntárias, estamos realizando outras atividades, como esta na época de Natal”, disse Regina. No fim da atividade que levou as crianças ao quartel, a presidente da Cruzada recebeu uma homenagem da Associação Paranaense de Reabilitação pelo trabalho que vem desenvolvendo dentro e fora da corporação.
Polícia Militar promove festa para crianças com necessidades especiais
Cerca de 130 alunos da Associação Paranaense de Reabilitação (APR) participaram da atividade promovida em conjunto com a Cruzada Social Cosme e Damião
Publicação
07/12/2006 - 18:03
07/12/2006 - 18:03
Editoria
