A Polícia Militar está aumentando a fiscalização de seus integrantes e estabelecendo normas atualizadas de ação. Para repassar novas orientações, o comandante do Policiamento da Capital e da Região Metropolitana, coronel Sílvio Santos de Moraes Sarmento, reuniu os oficiais que atuam em Curitiba e nos 22 municípios que fazem parte do CPC, na tarde desta terça-feira (10). “Queremos que sejam seguidos os padrões que regem a filosofia de policiamento comunitário, pela qual o policial militar deve atuar com total transparência, para que a comunidade possa confiar nele e para que os resultados positivos no combate à criminalidade aumentem”, afirmou.
Ao estabelecer os critérios que devem ser observados pelos policiais no atendimento à comunidade, o coronel Sarmento lembrou que o comando da PM quer que sejam seguidos os procedimentos que fazem parte do plano de operações permanente. “Essas regras foram atualizadas e refletem nossa preocupação em oferecer aos paranaenses o trabalho de uma polícia que busca sempre manter a ordem, sem deixar de respeitar a Constituição, principalmente quando se fala na dignidade do cidadão”, disse ele.
O coronel Sarmento lembrou as duas últimas grandes ações promovidas pela Secretaria da Segurança Pública, em Curitiba, na Vila Torres e na Vila Parolin, e que tiveram o envolvimento de 700 policiais militares e civis. “Este é um exemplo de que, quando se trabalha e são seguidas normas preestabelecidas, os resultados não só aparecem em termos de redução da criminalidade como também a população passa a confiar mais na polícia”, observou o comandante do CPC. Ele lembrou que a participação da comunidade é importante não só no sentido de informar a polícia sobre o que ocorre em seus bairros, como também ajudar na fiscalização do trabalho dos policiais.
Interior – Da mesma forma, o comandante do Policiamento do Interior, coronel Nemésio Xavier de França Filho, estará se reunindo nos dias 12 e 13 de maio com os comandantes das unidades da Polícia Militar, em todo o Paraná, para definir futuras estratégias de ação. No encontro, serão repassadas as orientações do governo do Estado para que o trabalho da PM seja realizado em conjunto com outros órgãos de segurança. Além dos comandantes das unidades operacionais do policiamento ostensivo da PM, participarão do encontro os comandantes de grupamentos do Corpo de Bombeiros e dos batalhões de Polícia Florestal e Polícia Rodoviária.
Polícia Militar padroniza ações para melhor desempenho
Oficiais que atuam em Curitiba e na região metropolitana foram orientados a seguir a filosofia do policiamento comunitário
Publicação
10/05/2005 - 16:10
10/05/2005 - 16:10
Editoria