Estudantes de diversas faixas etárias, do ensino fundamental ao universitário, receberam nesta quarta-feira (11) a visita, em sala de aula, de policiais militares que integram o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Os instrutores do programa, mantido pela Polícia Militar, explicaram de que o melhor para aumentar a qualidade de vida é dizer não às drogas. A atividade faz parte da Semana da Prevenção que a PM realiza, desde a última segunda-feira até domingo (15), com o tema “Segurança, se você quer, você tem”.
Durante toda a semana, policiais militares estão em diferentes pontos de Curitiba e da região metropolitana orientando a população a promover pequenas mudanças nos hábitos diários para que possam colaborar para a segurança de todos. De acordo com o capitão Adonis Nobos Furuushi, coordenador da campanha, a intenção é fazer com que a comunidade também cuide de sua segurança.
Ele usou como exemplo o problema das drogas, no qual, muitas vezes, os pais não tomam conhecimento do envolvimento dos filhos com tais substâncias e só percebem quando já há pouca coisa a fazer. “Uma das missões da Polícia Militar é atuar preventivamente”, comentou. Segundo Adonis, estudos realizados na área da segurança demonstram que a droga é um dos principais fatores geradores de violência. “Quando necessita da droga, a pessoa não mede esforços para conseguir dinheiro para comprar, mesmo que tenha que roubar e até matar”, disse. “Nós estamos nas escolas, com o Proerd e com a Patrulha Escolar Comunitária, fazendo esta prevenção no dia-a-dia, ensinando a dizer não às drogas”.
A Semana da Prevenção terá seqüência, nesta quinta-feira, com atividades voltadas à preservação do meio ambiente, em conjunto com estudantes do curso de Biologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Eles e policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal estarão orientando a população em estandes montados no Condor Super Center (Rua Nilo Peçanha, 1000) entre 17 e 20 horas. A campanha é parte do trabalho de conclusão de curso de alunas de Publicidade e Propaganda da PUC-PR, que desenvolveram o projeto que está sendo colocado em prática em parceria com a Polícia Militar. Na sexta-feira, o tema será cuidados com a residência e no sábado o Corpo de Bombeiros estará na Boca Maldita, em Curitiba, orientando a população.
Polícia Militar ensina como dizer não às drogas
Palestras em escolas foram realizadas pelo Proerd a alunos do ensino fundamental ao superior
Publicação
11/05/2005 - 18:03
11/05/2005 - 18:03
Editoria