Policiais do Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde passam a acompanhar e orientar visitas a unidades de conservação e áreas de preservação no Paraná. A proposta do comandante da unidade, tenente-coronel Rosa Neto, é aproximar a população dos policiais e reforçar as ações de educação ambiental.
No sábado (11), uma caminhada ecológica pela Estrada da Graciosa deu início ao projeto e reuniu adultos e crianças. Durante o trajeto, policiais fardados orientaram o grupo sobre a importância de preservar a fauna e a flora no local, que abriga um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica do país.
“O objetivo da caminhada foi estimular a consciência ecológica e reforçar a aproximação com a comunidade e, em especial, com as crianças e jovens que serão os multiplicadores das informações”, declarou o comandante.
Os policiais da Força Verde vão acompanhar grupos de instituições de ensino e de pesquisa. O agendamento para os passeios com acompanhamento dos policiais deve ser feito com, no mínimo, três dias de antecedência pelo telefone (41) 3299-1350.
HISTÓRIA – Inúmeros atrativos e belezas naturais compõe o cenário da Estrada da Graciosa, a partir do acesso pela BR-116. São 28,5 quilômetros calçados com paralelepípedos para facilitar o tráfego de automóveis. A Estrada da Graciosa ainda conserva a construção feita por tropeiros. O trajeto dispõe de recantos e quiosques para venda de produtos típicos, mirantes, sanitários e 80 churrasqueiras, que foram restauradas pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER).
Nos 20 quilômetros que cortam a Mata Atlântica, a Estrada da Graciosa apresenta seis recantos. São eles: Engenheiro Lacerda, que abriga um mirante de onde é possível avistar a baía de Paranaguá; Rio Cascata, com sua belíssima queda de água; Grota Funda, que mantém um estreito e fundo vale; Bela Vista, onde também é possível avistar Paranaguá; Curva da Ferradura, local onde começa a trilha do Caminho da Graciosa e Parque Mãe Catira - local onde se concentra boa parte dos turistas que descem vão à Graciosa.
Polícia Militar começa trabalho de educação ambiental na Serra do Mar
Grupos acompanhados pelos policiais são orientados sobre preservação da fauna e da flora na Estrada da Graciosa
Publicação
13/07/2009 - 12:34
13/07/2009 - 12:34
Editoria