Candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar começam a ingressar na corporação esta semana. O processo de inscrição para o curso complementar para a formação dos novos PMs começou na segunda-feira (12) e termina nesta sexta-feira (16). O Governo do Estado abriu 1.370 vagas em outubro do ano passado para cobrir a defasagem de policiais militares. Para isso, foram chamados os candidatos aprovados no exame teórico de 2002.
Neste processo de inclusão, ingressaram somente aqueles aprovados na segunda fase da seleção: teste psicotécnico, exames de saúde mental e física e de educação física. Também foi feita uma pesquisa para verificar antecedentes criminais do candidato. “Precisamos sempre avaliar se ele está apto em todas as áreas para atuar como policial militar”, explica o tenente Dicésar Moreira Luiz, sub-chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM (CRS).
Treinamento – Os candidatos que passaram em todos os testes e fizeram a inscrição nesta semana começam os treinamentos na segunda-feira (19). Eles serão distribuídos em nove unidades, entre elas o Batalhão de Polícia de Trânsito, a Companhia de Guarda, Corpo de Bombeiros, Regimento da Polícia Montada e o 5.º BPM em Londrina. O curso tem duração de nove meses, com 10 horas/aula por dia. Serão aplicadas 41 disciplinas, incluindo Sociologia do Crime e da Violência, Armamento e Tiro, Abordagem Sócio-Psicológica da Violência e Direito.
O salário inicial é de R$ 814,18. Depois de formado, o soldado passa a receber R$ 1.022,67. “O índice de reprovação neste curso fica na média de 5%. Para os que passarem, a subida de posto vai depender do empenho e interesse de cada um. Eles podem chegar ao título de coronel”, diz o coronel Itamar Santos, sub-comandante da corporação.
Sonho – Marcos Santiago Simionato, 27 anos, é solteiro e trabalha como agente penitenciário há um ano e meio. Estava aguardando a oportunidade de entrar para a Polícia Militar. “Estava preocupado porque o prazo de validade deste concurso, que fiz em 2002, venceria em julho. Comecei até a fazer faculdade de Turismo, pensando no meu futuro. Agora tranquei matrícula e vou seguir carreira policial. É o que eu quero desde pequeno”, revela.
Até agora foram registradas 1.050 inscrições, um número menor do que o Governo pretende admitir. Até o fim da semana o Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar estará atendendo os candidatos aprovados que quiserem se apresentar.
Serviço: Para a inscrição, é preciso levar, acompanhado das respectivas fotocópias, RG, CPF, certificado de reservista ou de dispensa, comprovante de residência, título de eleitor, comprovante da última votação e uma foto 3x4 colorida recente. O CRS fica no Quartel Central da PM, na Avenida Marechal Floriano, 1401, Rebouças, em Curitiba. O telefone do CRS é 304-4645.
Polícia Militar começa a preencher 1.370 vagas
Candidatos estão sendo chamados para começar o curso de policial militar
Publicação
13/01/2004 - 00:00
13/01/2004 - 00:00
Editoria