O Batalhão de Polícia Florestal da Polícia Militar (BPFlo) completa, nesta segunda-feira (04), 48 anos de atividades com resultados positivos na proteção ao meio ambiente. Para lembrar a data e a importância da preservação ambiental estarão sendo inutilizados os materiais apreendidos nos últimos oito meses de fiscalização. São quase 14 mil metros de redes de pesca tarrafas, espinhéis, gaiolas e outros objetos que usados em crimes contra a fauna e a flora. Parte desse material acaba sendo doada a entidades assistenciais para que encaminhem para a reciclagem e possam estar usando os recursos dentro da área de atuação.
O Batalhão de Polícia Florestal integra o Força Verde, reativado pelo governador Roberto Requião no segundo semestre de 2003, trabalha em conjunto com agentes do Instituto Ambiental do Paraná. Pelo telefone de denúncias Disque Força Verde (0800-643-0304) a população pode denunciar infrações e acidentes ambientais. “Trata-se de uma união de esforços para que tenhamos respostas rápidas e efetivas no trato da questão ambiental. É um esforço conjunto na busca de reduzir ao mínimo as perdas de maneira geral”, explicou o comandante do BPFlo, tenente-coronel Isaías de Farias.
Resultados – Nos últimos dois anos, intensificou-se o combate a todos os tipos de crimes ambientais. Prova disso foi o aumento no número de autuações. Só em relação à poluição, no comparativo entre os anos de 2003 e 2004, houve acréscimo de 348% nos autos de infração, passando de 117 para 525 casos. Outro aumento que chama a atenção diz respeito aos crimes relativos à pesca, passando de 252 casos em 2003, para 504 em 2004. “A administração estadual entende a importância de investir no trabalho da Polícia Florestal, porque isso resulta em qualidade de vida aos paranaenses”, disse o coronel.
A atribuição do BPFlo inclui policiamento ostensivo e preventivo, com a finalidade de coibir ações que representem ameaças ou depredação da natureza até a autuação, dentro da esfera administrativa, de infratores. Também dá condições ao Ministério Público de buscar a reparação de danos ambientais, quando denuncia os responsáveis por atos ilegais. No campo preventivo, o BPFlo promove trabalho de orientação à população, quanto ao cumprimento da legislação ambiental e ainda desenvolve programas de educação ambiental junto à comunidade, com palestras em escolas, exposições técnicas e outros eventos que busquem a conscientização quanto à proteção ambiental.
Polícia Florestal
combate crimes
ambientais há 48 anos
Em 2003, os policiais passaram a integrar a Força Verde, juntamente com fiscais do Instituto Ambiental do Paraná
Publicação
03/04/2005 - 06:00
03/04/2005 - 06:00
Editoria