Polícia Ambiental apreende 60 dúzias de caranguejos

Animais eram menores que o permitido e material utilizado para captura era irregular
Publicação
15/12/2010 - 14:30
Editoria
Policiais Militares do Batalhão de Polícia Ambiental da Força Verde (BPAmb) de Paranaguá apreenderam 60 dúzias de caranguejos capturados irregularmente, nesta terça-feira (14). A apreensão aconteceu durante uma fiscalização de rotina realizada em uma das lojas que funcionam dentro do mercado municipal, na região central da cidade. Segundo o cabo Roger Carolino da Silva, os crustáceos tinham o tamanho menor do que o permitido.
“Grande parte dos crustáceos apreendidos tinha carapaça menor que sete centímetros, tamanho permitido, e alguns tinham vestígios de que haviam sido capturados com redes pequenas, o que é proibido”, contou. “O material utilizado para captura desses caranguejos da espécie Uçá era irregular, pois apanham tanto os machos quanto as fêmeas e filhotes ou adultos, dificultando a procriação natural da espécie”, completa Silva, que participou da ação.
As pessoas que estavam no local não confessaram ser os proprietários, e por isso não foram detidos. “Mesmo não sendo possível a identificação dos infratores, a apreensão aconteceu. Ainda que apenas um dos caranguejos fosse de tamanho inferior ou tivesse vestígio de captura irregular, todo o restante teria que ser apreendido e devolvido ao seu habitat natural”, esclareceu.
Silva alerta que o período permitido para comercialização começa no dia primeiro de dezembro e vai até 14 março de 2011. “Porém a captura e o consumo desta espécie podem acontecer desde que seja macho e o tamanho não seja inferior a sete centímetros de carapaça”. As penalidades para este tipo de crime variam de um a três anos em regime fechado, além da multa administrativa que varia de R$ 700,00 reais a R$ 100 mil reais. Os caranguejos foram soltos na Estação Ecológica do Rio Guaraguaçu.