Representantes do governo federal estarão em Curitiba de 4 a 6 de agosto para a mobilização de gestores sociais em torno do Plano Setorial de Qualificação (Planseq Bolsa Família). A meta para o Paraná é habilitar 7.485 pessoas para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de construção civil. Os investimentos somam R$ 145 milhões. No estado, a ação é de responsabilidade da secretaria de estado Trabalho, Emprego e Promoção Social.
A ação no Paraná atingirá 99 representantes municipais e estaduais da assistência social e do Bolsa Família além de coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Eles receberão informações sobre o Planseq - promovido pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Trabalho e Emprego (MTE) - e as formas de acompanhar os beneficiários do Programa Bolsa Família durante a qualificação.
Com o Planseq Bolsa Família, o governo pretende ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, adequar os cursos de qualificação às necessidades locais, estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social e atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada.
“A capacitação destes beneficiários, ampliará as oportunidades de inclusão produtiva e estimulará a articulação entre os setores de trabalho e assistência social além de atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada”, disse o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
Mobilização gestores – A mobilização terá a presença dos assessores técnicos do MDS Brenda Silva e Becchara Miranda, e se encerra na quarta-feira (06). Após a etapa de preparação dos gestores, começa a qualificação profissional dos beneficiários do Bolsa Família, prevista para começar na segunda quinzena de setembro.
O setor da construção civil foi selecionado por estar em plena expansão no País e os cursos oferecidos serão em ocupações como pintor, azulejista, encanador, carpinteiro, mestre de obras, desenhista, eletricista, operador de trator, gesseiro, auxiliar de escritório e almoxarife.
Para participar do Planseq Bolsa Família, o beneficiário deve ser maior de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. Será assegurada a participação de no mínimo 30% das mulheres.
Além desses critérios, também será levado em conta o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF). As famílias com beneficiários nesse perfil receberão uma carta do governo federal que explica o Planseq Bolsa Família e solicita a indicação de um de seus integrantes para se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (SINE), do MTE, com o objetivo de participar dos cursos.
Os cursos de qualificação dos beneficiários feitos por instituições contratadas pela União, estados e municípios terão duração de 200 horas/aula divididas em duas etapas: 80 horas de aulas teóricas e 120 horas de prática. As atividades práticas podem ocorrer no canteiro de obras.
Além de Curitiba serão beneficiados os municípios de Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperaçú, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.
Data: De 04 a 06 de agosto de 2008 (segunda a quarta-feira)
Horário: Das 9h às 18h
Local: Secretaria de Estado do Trabalho e Promoção Social - Rua Pedro Ivo, 750, 5º andar – Centro – Curitiba (PR)
Plano de qualificação profissional para beneficiários do Bolsa Família
favorecerá mais de sete mil no Paraná
Meta para o Paraná é habilitar 7.485 pessoas para trabalhar nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de construção civil
Publicação
01/08/2008 - 11:20
01/08/2008 - 11:20
Editoria