O coordenador do Departamento de Arrecadação da Companhia de Habitação Popular de Bauru (SP), Marco Antonio Marcelino, visitou a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), nesta sexta-feira (31), para conhecer sua metodologia de arrecadação. A campanha da Cohapar, iniciada em junho deste ano, vem superando a meta mês a mês, chegando ao recorde histórico em agosto: 116,83%. Esse resultado é o maior desde que a Cohapar começou a medir a arrecadação, em 1999.
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, disse que esta visita foi de fundamental importância, “já que trocar experiências é multiplicar projetos e ampliar cidadania com ações comunitárias integradas”.
“Viemos até aqui conhecer os procedimentos do Plano de Arrecadação em função do sucesso dos resultados. Acompanhamos pelo site da Cohapar os números cada vez mais crescentes e consideramos que esta troca de informações seria fundamental, já que a realidade das Cohabs, em âmbito nacional, é muito similar”, enfatizou Antônio Marcelino.
O gerente da Divisão de Arrecadação da Cohapar, Antônio Carlos Schmal Moreira, detalhou para a equipe da Cohab Bauru como foi desenvolvido o plano. “O sucesso é fruto do empenho de todos os escritórios regionais da Cohapar e funcionários, que realizaram uma força-tarefa até 30 de setembro, para renegociar as dívidas com mutuários com prestações da casa própria em atraso”.
CONSOLIDAÇÃO – Ele ainda contou que muitas reuniões internas foram realizadas para consolidar e melhorar o serviço. “Explicamos a todos os funcionários sobre a importância do nosso trabalho em prol daqueles que mais necessitam de moradia. Com isso, nosso potencial melhorou muito, refletindo nos resultados”, explicou.
Antonio Marcelino destacou que o interessante é a descentralização da arrecadação que ocorre, na Cohapar, por intermédio das regionais. “Isso método não ocorre na Cohab de Bauru. Não temos regionais por se tratar de uma atuação local, mas podemos trabalhar subdividindo grupos de atuação. Assim é possível delimitarmos metas para a arrecadação”, destacou.
Além disto, complementou Marcelino, “não temos um canal direto de comunicação com os mutuários, a exemplo da Cohapar. O trabalho do 0800 aproxima o mutuário da empresa”, concluiu.
A Cohapar atua em todo o interior do Paraná por intermédio de 12 escritórios regionais. Atua em campo por intermédios de seus diretores e técnicos e realiza constantemente teleconferências para ampliar, ainda mais, a integração entre os escritórios regionais e a sede da empresa, localizada em Curitiba.