O Encontro de Cúpula do Pacto Global, movimento liderado pela Organização das Nações Unidas – ONU –, com objetivo de difundir entre empresas do mundo todo ações e princípios voltados à convivência mais justa e solidária entre os povos, reunirá nesta quinta-feira (24), na sede da ONU, em Nova Iorque, cerca de 400 líderes empresariais de organizações já comprometidas com esses ideais. A Copel, uma das pioneiras do Pacto Global, está representada pelo seu presidente Paulo Pimentel.
A abertura do evento será às 9 horas (horário local), com pronunciamento do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. Por todo o dia, serão realizadas reuniões de grupos de trabalho e sessões plenárias – entre elas, uma conferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o único chefe de Estado presente à solenidade.
Expectativa – O presidente da Copel manifestou expectativa das mais positivas, quanto aos resultados dessa reunião, a primeira desde que o movimento – criado em 1999 por inspiração de Kofi Annan – começou a tomar vulto. “Assim como estou levando à conferência a experiência e os planos da Copel em projetos sociais, espero conhecer o resultado de ações bem sucedidas de outras empresas e países que possam nos inspirar a fazer mais pelo bem da coletividade”, adiantou Pimentel.
Um plano muito especial que está na bagagem do presidente e deverá ser apresentado ao fórum de líderes do Pacto Global é o programa “Tributo ao Iguaçu”. A iniciativa está sendo formatada pela empresa e tem o propósito de vir a se constituir no carro-chefe de todas as manifestações alusivas ao seu cinqüentenário de criação, a ser comemorado no dia 26 de outubro.