Petrobras retira peças gigantes do cais do Porto de Paranaguá

A Petrobras iniciou, esta semana, o transporte, de Paranaguá para Araucária, de parte dos módulos que integrarão a nova Unidade de Reforma Catalítica da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). Os equipamentos vieram de navio de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, e estavam armazenados no cais do Porto de Paranaguá, desde o início de dezembro. O desembarque dos módulos, em razão do tamanho, exigiu engenhosa e demorada operação.
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12/02/2010 - 16:50
Editoria
A Petrobras iniciou, esta semana, o transporte, de Paranaguá para Araucária, de parte dos módulos que integrarão a nova Unidade de Reforma Catalítica da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). Os equipamentos vieram de navio de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, e estavam armazenados no cais do Porto de Paranaguá, desde o início de dezembro. O desembarque dos módulos, em razão do tamanho, exigiu engenhosa e demorada operação.

Segundo informações da Petrobras em Paranaguá, já foram transportados para Araucária quatro dos sete módulos. São peças de 16 metros de comprimento, 3,80 metros de largura, 4 metros de altura e pesando 30 toneladas, que compõem os equipamentos de acesso à unidade (escadarias). Outros sete contêineres com o restante dos acessórios também já estão na Repar.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) providenciou o alargamento de um dos portões de acesso à faixa portuária para permitir a saída das peças.

A concessionária Ecovia – que administra a BR-277 entre Paranaguá e Curitiba – informou, por meio da assessoria de imprensa, que não houve transtornos maiores para o transporte na subida da Serra do Mar, a não ser pequenos trechos de lentidão no trânsito. Nos momentos em que se formavam filas de veículos, os caminhões que transportavam as peças iam para o acostamento para liberar o fluxo.

Já para o transporte dos outros três módulos maiores, que permanecem no cais do Porto de Paranaguá, a operação será mais complexa. Os equipamentos têm 26 metros de comprimento, 8 metros de largura, 8,5 metros de altura e pesam entre 120 e 140 toneladas. Há trechos em que se será necessário, por exemplo, elevar os fios da rede elétrica.

Uma reunião entre Petrobras, Ecovia, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outros órgãos envolvidos está agendada para o próximo dia 22, ocasião em que deverão ser acertados os últimos detalhes para o transporte dessas cargas.

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