Petrobras, Ferroeste e Ferrosul discutem parcerias estratégicas

Presidentes da AL do RS e da Ferroeste defendem que a integração logística da região Sul receba recursos do Fundo Social do Pré-sal
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04/12/2009 - 20:30
Editoria
Em reunião com o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, nesta sexta-feira (4), em Porto Alegre (RS), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT) e o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, discutiram as possibilidades de parceria estratégica entre a Ferrosul e a Petrobras. A Ferrosul é empresa pública de ferrovias e logística em processo de criação pelos governos do Codesul (PR, SC, RS e MS), por proposta da governadora do Rio Grande do Sul Yeda Crusius e pelos presidentes das Assembleias Legislativas do quatro estados. A reunião ocorreu durante a programação do seminário O Brasil e o Pré-sal, promovido pela Petrobras e Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. FUNDO SOCIAL DO PRÉ SAL Em sua apresentação no Seminário do Pré-Sal, o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Ivar Pavan (PT), lembrou que “uma das áreas carentes de investimentos no Sul do país é a ferroviária” e que a região “está envolvida no projeto de criação da Ferrosul”. Segundo ele, os recursos da exploração do pré-sal, distribuídos através da formação de um fundo social (royalties e lucros) “podem ser fonte de receita para obras de infraestrutura da envergadura da Ferrosul”. Pavan ressalta que o fundo de políticas públicas contempla essa área da infraestrutura e considera que “seguramente esses recursos serão agregados” a projetos prioritários como o da Ferrosul “que será uma das nossas grandes bandeiras nos próximos anos”. No encontro, Pavan e Gomes entregaram a Gabrielli os documentos relativos ao processo de constituição da Ferrosul (resolução do Codesul, relatório da Comissão Ferrosul do parlamento e a Carta Gaúcha de apoio à nova empresa). REDUÇÃO DOS CUSTOS LOGÍSTICOS “A Ferrosul – explica Gomes – contribuirá para a redução de custos logísticos da Petrobras nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”. As parcerias estratégicas entre a Petrobras e a nova ferrovia, que será criada a partir da Ferroeste, cobrem várias frentes. Gomes lembra que a Petrobras vai praticamente duplicar sua capacidade de refino até 2020, “o que significará”, ressalta, “a necessidade de transporte de alta capacidade, que a Ferrosul poderá proporcionar nos quatro Estados do Sul”. O presidente da Ferroeste ressalva que “as linhas da Ferrosul serão construídas independentemente das parcerias com a Petrobras. Os produtos agrícolas e industriais das regiões abrangidas pela ferrovia são mais que suficientes para assegurar a viabilidade do empreendimento. Os estudos comprovam isso.” “Esta independência da Ferrosul em relação à Petrobras no que se refere à viabilidade do projeto de construção dos novos trechos ferroviários é boa tanto para Ferrosul quanto para a Petrobras”, diz Samuel Gomes. “A Petrobras ganha porque disporá de uma infraestrutura importante para o seu funcionamento e crescimento, sem a necessidade de construí-la diretamente. A Ferrosul ganhará porque o transporte de produtos da Petrobras otimizará a utilização da ferrovia e a lucratividade da empresa”, continua Gomes. “Como a Ferrosul, por ser empresa pública, aplicará todos os seus lucros na manutenção qualidade dos serviços, na ampliação da malha e na redução dos custos logísticos para a agricultura, o comércio e a indústria, ao transportar os seus produtos pelas linhas da Ferrosul, a Petrobras estará auxiliando o desenvolvimento da região Sul e do Brasil”, afirma Gomes. Os ramais que ligarão Cascavel (PR) a Maracaju (MS) e Cascavel a Foz do Iguaçu (PR) podem ser utilizados para transportar o etanol produzido no Mato Grosso do Sul e no Paraguai para o Porto de Paranaguá e para redistribuição no mercado interno nacional. A Petrobras também se beneficia da logística ferroviária para o transporte dos derivados de petróleo, produzidos em sua refinaria (Repar), instalada em Araucária, região metropolitana de Curitiba, para o interior do Brasil. REFAP Durante o encontro sobre o Pré Sal, o presidente da Ferroeste e o presidente da Assembleia Legislativa reuniram-se com o presidente da Refinaria Alberto Pasqualini - Refap, Roberto Ken Nagao, e com o diretor financeiro Vicente Rauber. A Refap, localizada em Canoas, na região da grande Porto Alegre, abastece todo o Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, além de exportar gasolina e óleo diesel para diferentes mercados na América Latina e África. Na ocasião, ficou marcada uma reunião entre as diretorias da Ferroeste e da Refap para a discussão de interesses comuns. BIODIESEL Ainda durante o seminário do Pré Sal, Pavan e Gomes reuniram-se com o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rosseto, ex-Ministro de Desenvolvimento Agrário e ex-vice governador do Rio Grande do Sul, na qual estabeleceu-se uma agenda de discussões técnicas entre a empresa e a Ferrosul, em processo de criação, para definir a contribuição que as linhas férreas da nova empresa pública poderão oferecer à logística da produção de biocombustíveis.