Pessuti vistoria obras de colégio estadual em Pontal do Paraná

Escola para 500 alunos deve começar a funcionar no ano que vem e contará com ginásio, piscina e laboratórios
13/10/2010 - 14:30

O governador Orlando Pessuti visitou, terça-feira (12), as obras no antigo Clube Santa Mônica, balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, que está sendo transformado em colégio estadual. “Não há obra igual no litoral paranaense, que atenderá cerca de 500 alunos a partir do próximo ano, em um espaço moderno e adequado para estudar”, disse Pessuti.
Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, o colégio contará com 14 salas de aula, laboratórios, ginásio de esportes, anfiteatro e piscina, em 6,2 mil metros quadrados. O fim das obras está previsto para dezembro.
Acompanhado pelo secretário estadual de Assuntos Estratégicos, José Maria Correia, e do assessor especial Renê Galiciolli, Pessuti vistoriou os canais extravasores que serão desassoreados nos próximos dias, com apoio das secretarias estaduais do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano.
CAMPINGS – Pessuti vistoriou os locais onde funcionavam os antigos campings da Paranatur, para que a estrutura seja recuperada para o uso da população e dos turistas que visitam o litoral. “Vamos montar uma força-tarefa junto com a Ecoparaná, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Prefeitura de Matinhos para resolver algumas coisas que estão planejadas há muito tempo”, disse.
José Maria informou que o governador determinou limpeza imediata dos campings e instalação de iluminação. “Estas áreas públicas, que estão sob o domínio da União, estão sem vigilância, vandalizadas e constantemente invadidas. O governo do Estado irá solicitar autorização para intervir no local, melhorando o acesso à praia para turistas e moradores”.
O governador disse ainda que o Litoral será um dos pontos de visita durante a realização da Copa de 2014 e muito foi investido em saneamento, estruturação da saúde, com construção do Hospital de Guaraqueçaba e de Paranaguá, investimentos em educação como, por exemplo, a universidade do Litoral.
LAZER – O antigo esgoto a céu aberto, que recebeu o apelido de “Pinicão”, no bairro Tabuleiro, em Matinhos, também foi visitado pelo governador. O local foi aterrado e, em breve, será transformado em área de lazer e recreação para os moradores. O projeto está sendo estudado, em conjunto com a Sanepar, e as obras devem ser concluídas a partir de janeiro de 2011. O governo do Estado investiu quase R$ 150 milhões para o tratamento de esgoto, em uma moderna estação, e hoje a cidade tem quase 60% do esgoto tratado.