O vice-governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta segunda-feira (18), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com os representantes das comissões internacional e regional organizadoras do Fórum Mundial entre as Cidades (Cityforum). O evento será realizado em Curitiba de 28 a 30 de maio de 2010. “A expectativa é grande. Vamos auxiliar as comissões e analisar aspectos de infraestrutura para bem receber todas as lideranças que vão promover a troca de experiência e de cultura”, disse Pessuti.
Em iniciativa proposta pelo Movimento dos Focolares (organização que defende valores como paz, justiça e fraternidade através da prestação de serviço para a comunidade), o Fórum vai reunir mais de 100 delegações. “São cidades de todo o mundo que irão colaborar com suas experiências para melhorar os municípios, buscando, em um clima de fraternidade, soluções para problemas das comunidades locais”, afirmou o representante da comissão internacional, o italiano Francesco Pizzorno.
A realização do Cityforum pretende também promover a elaboração de um documento oficial, que servirá de base como sugestão e resumo do exercício da fraternidade nas cidades. “Faremos isto através de experiências, de relatos de instituições e grupos sobre como vivem e exercem sua fraternidade dentro das propostas do Movimento dos Focolares”, afirmou a representante da comissão regional, Maria Del Carmen Saavedra.
De acordo com os representantes das comissões, Curitiba foi escolhida para sediar o evento por se destacar no âmbito civil, urbanístico e tecnológico. “É uma cidade que tem em sua história e cultura o acolhimento e a integração de diferentes povos, valorizando as qualidades e riquezas da cidade, além de possuir uma sensibilidade social, profunda e viva, sendo adequada para acolher e colaborar com outras cidades do mundo”, salientou Pizzorno.
O Fórum tem apoio de diversas instituições, como ONU, Unesco, União Européia, Conselho da Europa, União Africana, Mercosul, República Italiana e Brasileira. Conta ainda com a New Humanity, ONG de expressão do empreendimento cultural e social reconhecida pelo Conselho Econômico e Social da ONU com o status de primeiro nível – reconhecida dentre apenas 120 ONG’s, como o GreenPeace.
FOCOLARES – O movimento foi criado em 1943, em Trento, na Itália, por Chiara Lubich. Durante a Segunda Guerra Mundial, buscou no Evangelho inspiração para colocar em prática valores como paz, justiça e fraternidade através da prestação de serviço para a comunidade, que repercutiu na criação do movimento. Hoje, presidido por Maria Você, tem o objetivo de construir pontes de diálogos e de fraternidade entre pessoas, grupos e povos, culturas e religiões, trabalhando pela unificação mundial.
Pessuti reúne-se com comissão do Fórum Mundial das Cidades
O vice-governador se encontrou com as lideranças para discutir a realização do Cityforum, que acontece em Curitiba de 28 a 30 de maio de 2010
Publicação
18/05/2009 - 15:09
18/05/2009 - 15:09
Editoria