Pessuti ressalta investimentos em saúde na região Oeste

18/06/2010 - 18:59
O governador Orlando Pessuti disse nesta sexta-feira (18) que o Estado investiu mais de R$ 230 milhões em obras de infraestrutura para a saúde na região Oeste do Paraná. Ele se reuniu em Cascavel com os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
“Foram mais de R$ 230 milhões na construção do Hospital Regional de Francisco Beltrão, na finalização das obras do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, em 37 clínicas da mulher e da criança e em ações que melhoram a qualidade de vida da população”, afirmou Pessuti.
O governador lembrou que está buscando junto ao governo federal recursos para a construção e a compra de equipamentos para o Hospital Regional de Toledo.
“Também estamos ampliando a capacidade de atendimento do Hospital Universitário do Oeste do Paraná em 90 leitos. Além disso, temos um projeto para a construção do Hospital Regional de Quedas do Iguaçu, já incluído no Orçamento do Estado”, afirmou.
Somente no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, o Governo investiu R$ 7,5 milhões na conclusão de obras e aquisição de equipamentos. Além disso, repassa R$ 300 mil mensais para a manutenção dos serviços de saúde. A unidade tem 310 leitos e capacidade para realizar 400 cirurgias por mês.
Cisop — O governador afirmou aos prefeitos que a dívida contraída pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná poderá ser resolvida ainda este ano. A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia retomará a auditoria para rever os valores.
“Hoje a dívida é cerca de R$ 4 milhões. Deduzindo impostos, ficaria em torno de R$ 2,5 milhões, que poderiam ser pagos por meio de prestação de serviços ou aquisição de equipamentos”, explicou o secretário Nildo Lubke.
“Hoje, não importa saber de quem é a dívida. O importante é resolver o problema, que é regional”, afirmou o presidente da Amop, Aparecido José Weller Junior.