Pessuti recebe reivindicações do Sindicato das Secretárias

Sindicato da categoria e profissionais das secretarias estaduais participaram de encontro com o governador pelo Dia da Secretária
Publicação
30/09/2010 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti e a primeira-dama Regina Pessuti receberam, nesta quinta-feira (30), o Sindicato das Secretárias do Paraná e representantes das secretarias estaduais para café da manhã, no Palácio das Araucárias. A categoria aproveitou o Dia Nacional das Secretárias e Secretários para reivindicar concurso para o cargo de secretariado no funcionalismo público. “A criação do cargo de secretária executiva de nível superior é uma necessidade da própria qualificação do funcionalismo e da melhoria do desempenho da administração pública. É uma reivindicação justa”, declarou o governador.
A categoria reivindica a implantação dos cargos de técnico e secretariado executivos, nos planos de carreiras em todas as empresas do setor público e nos concursos públicos, e a contratação de estagiários de secretariado de níveis técnico e superior. “Às vezes, a instituição quer economizar colocando uma pessoa que não está preparada tecnicamente para a função”, contou Neuralice César Maina, presidente do Sindicato.
No Paraná, cerca de 50 mil profissionais exercem a função, regulamentada há 24 anos no país, mas só dois mil são registrados. E no Brasil, dois milhões de profissionais exercem a função, dos quais só 5% são registrados. “É uma profissão antiga, mas que só foi regulamentada em 1985. Estamos na condição de lutar pela profissão e cada vez por mais direitos”, disse Márcia Regina, vice-presidente do Sindicato.
“Estamos abertos às sugestões e reivindicações”, disse o governador, explicando que algumas das solicitações, como a criação da Secretaria Especial da Mulher já foi encaminhada à Assembléia Legislativa. “Nós queremos que as coisas aconteçam. Por isso, formalizem os pedidos que encaminharemos para a Secretaria de Administração”, disse Pessuti.
A secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon, também cumprimentou as secretárias pelo seu dia. “Marcamos uma reunião para esta sexta-feira (01), às 10 horas, para ver o que é possível fazer ainda nessa gestão”, disse. “Pedi uma pauta bem objetiva para uma conversa clara e objetiva”, explicou a secretária.

GALERIA DE IMAGENS