Pessuti recebe homenagem de auditores fiscais

Lei Orgânica do fisco, votada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo estado, traz uma série de avanços e conquistas
29/10/2010 - 10:10

O governador do Paraná, Orlando Pessuti, recebeu na última quinta-feira (28), em Curitiba, homenagem pelos serviços prestados aos servidores da auditoria fiscal do estado. Na cerimônia foi lembrado o avanço conquistado pela nova lei orgânica do fisco que garante independência e avanço para a carreira dos auditores do estado, um desejo dos servidores há mais de 40 anos.
“A Lei Orgânica do fisco, votada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, traz uma série de avanços e conquistas, mas acima de tudo o reconhecimento do poder Executivo e Legislativo a esses servidores públicos que tanto contribuem e ajudam na construção do Paraná”, destacou Pessuti.
Para o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, Pedro Sanches, a lei garantirá avanços estruturais e autonomia para os servidores, no que diz respeito à autuação de sonegadores fiscais. “Nós tínhamos uma lei com artigos inconstitucionais, que causavam questionamentos administrativos e jurídicos por parte dos contribuintes nos últimos oito anos”, diz.
Também foi destacada também a importância do secretário estadual da Fazenda, Heron Arzua, do diretor da CRE e auditor fiscal Cleto Tamanini e do deputado Reni Pereira, durante o processo de sanção da lei complementar 131/2010, publicada em Diário Oficial no dia 29 de setembro.
HOMENAGEM - Durante as homenagens, o presidente do Sindafep, Pedro Sanches, agradeceu ao governador pelas delegacias regionais de União da Vitória e de Pato Branco, além da conquista da Lei Orgânica. “São mais de oito anos de luta e com a ajuda do governador Orlando Pessuti conquistamos essa vitória”, disse Sanches.
Pessuti também destacou o evento, que coincidiu com data comemorativa do servidor público. “Não poderíamos ter data mais propícia para celebrarmos, já que essa reunião dos servidores públicos do Paraná, integrados com a secretaria da Fazenda, representa uma trajetória de lutas e conquistas. Essa busca pela Lei Orgânica reflete o quanto estamos envolvidos com as causas do nosso país, desenvolvendo ações concretas e efetivas”, afirmou.
MUSEU – Foi inaugurado o Espaço Museal da Receita Estadual do Paraná. Dividido em “Sala de Inspetorias”, “Posto Fiscal”, “Placas da Receita” e “Sala de Informática”, o ambiente permite aos visitantes conferir a trajetória do fisco desde 1853, ano da emancipação política do Paraná até os dias atuais.
“O museu retrata diversos momentos da vida dessas pessoas e do estado, por isso é importante preservarmos essa história, tendo em vista que o Paraná ainda é um Estado muito jovem. Temos uma bonita trajetória e por essa razão ter um museu é muito importante, uma vez que esse espaço representa a memória viva destas valorosas pessoas do Paraná”, frisa Pessuti.
A concepção do projeto partiu da coordenação da Receita do Estado do Paraná em parceria com o Sindafep, com o objetivo de materializar a memória da Receita Estadual e valorizar a instituição, assim como seus servidores.
“O Espaço Museal reflete a valorização que o Estado dá a nossa categoria, que executa com integridade a administração tributária, aplicada à legislação de forma a viabilizar a arrecadação estadual, exercendo importantíssima função socioeconômica, já que custeia as atividades do Estado nas mais diversas áreas”, avalia o presidente da Sindafep, Pedro Sanches.
O museu fica anexado à Escola de Administração Tributária, a Esat, que fica na Rua Deputado Rivadávia Vargas, 261, Vista Alegre, em Curitiba.