Pessuti recebe empresários do Paraná, Noruega e Argentina

Representantes das empresas Eko Solo, Subsea 7 e Techint solicitaram apoio para conclusão de projetos
Publicação
18/05/2010 - 18:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti recebeu terça-feira (18), no Palácio das Araucárias, lideranças empresariais do Paraná, da Noruega e da Argentina. Durante os encontros, representantes das empresas Eko Solo, Subsea 7 e Techint solicitaram apoio ao Governo do Estado para a conclusão de projetos e instalação de novas indústrias no Paraná. As empresas Subsea 7 (ítalo-argentina) e Techint (norueguesa) produzem equipamentos para exploração e transporte de petróleo. “O Paraná terá grandes investimentos para a exploração da camada Pré-Sal, eles pretendem reativar suas bases para a produção de equipamentos no Litoral. Os investimentos dessas empresas irão gerar renda, empregos”, explicou Pessuti.
A Eko Solo é uma empresa responsável pela produção de cerâmica e tijolos de União da Vitória (Sul do Paraná). A indústria pretende instalar-se no Terminal de Calcário da Codapar em União da Vitória, atualmente desativado. “Eles gostariam de usar o espaço para armazenar basalto, que será explorado naquela região e posteriormente transportado para outras regiões do Paraná. Daremos a este prédio público uma destinação apropriada. Significa mais renda e empregos para a região”, disse Pessuti.
Os empresários da Eko Solo também solicitaram uma reunião para discutir a reativação da linha férrea ligando a União da Vitória. “A empresa terá uma reunião com a Codapar para definir mais detalhes e posteriormente faremos uma reunião com a Ferroeste para definir a reativação da ferrovia”, afirmou Pessuti.
“Na área de bio-cerâmica conseguimos criar um tijolo que não leva barro. Dentro deste material conseguimos apreender o chorume. Precisamos trazer esta tecnologia de União da Vitória para Curitiba. A nossa ideia foi passar para o governador a importância de uma logística de transporte para escoar a produção”, afirmou o diretor de projetos da Eko Solo, Willian Presta.

GALERIA DE IMAGENS