Pessuti reassume Governo do Paraná após visita oficial aos Estados Unidos

Cargo foi transmitido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Rotoli de Macedo, governador em exercício entre 20 e 30 de agosto
30/08/2010 - 15:40

O governador Orlando Pessuti reassumiu o cargo nesta segunda-feira (30) à tarde, em rápida cerimônia realizada no Palácio das Araucárias. O cargo foi transmitido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Rotoli de Macedo, governador em exercício entre 20 e 30 de agosto. Nesse período, Pessuti esteve em viagem oficial aos Estados Unidos, onde participou de homenagem à Copel na Bolsa de Valores de Nova York.
“Agradeço ao presidente do Tribunal de Justiça e a toda a magistratura paranaense pela cooperação ao longo desta semana em que estivemos cuidando dos interesses e da promoção da pujança do Paraná no exterior”, disse Pessuti.
Ao devolver o cargo, Rotoli fez um breve balanço de sua atuação à frente do Estado. “Foi uma honra substituir Pessuti. Espero que ele continue perseverante e, com sua visão larga e ampla, investindo no desenvolvimento do Paraná”, falou.
O Governo do Paraná trabalha para ampliar a exposição da economia do Estado no exterior, informou Pessuti. “Estamos organizando uma nova viagem, desta vez a Ucrânia, Polônia e Portugal, com o objetivo de divulgar o Paraná e atrair investimentos e parcerias”, disse.
O governador também contou que irá retornar à África do Sul, resultado de sua atuação como um dos principais articuladores da participação de Curitiba na Copa do Mundo de 2014.
Na visita oficial aos EUA, Pessuti também encontrou-se com investidores norte-americanos em Washington e com representantes da Universidade da Flórida, em Orlando.
COPEL — Com a ida a Nova York, Pessuti confirmou o propósito de consolidar a presença da Copel no cenário energético brasileiro, fortalecendo-a com a expansão de seus negócios, de forma a continuar atuando no crescimento do Paraná.
Esta foi a terceira vez que Wall Street rendeu homenagens à empresa paranaense — as anteriores foram em novembro de 2004 e julho de 2007. A Copel foi a primeira empresa do setor elétrico brasileiro e a sexta companhia de capital aberto do país a ter ações negociadas na Bolsa de Nova York.
As ações da Copel começaram a ser negociadas em Wall Street em 30 de julho de 1997, quando a estatal fez uma emissão primária de R$ 580 milhões de dólares em ações preferenciais — que não dão direito a voto. À época, tratou-se da maior emissão feita por uma empresa latino-americana em Nova York.
Desde então, as ações da Copel foram negociadas em todos os pregões, comprovando sua grande liquidez e o elevado interesse dos investidores internacionais pelos papéis da empresa. Interesse que aumentou a partir de 2003, quando a renegociação de contratos altamente prejudiciais aos interesses da Copel, firmados entre 1995 e 2002, começou a reverter uma trajetória de declínio no valor de mercado da empresa.
Como resultado das novas orientações implementadas à gestão dos negócios da empresa, as ações da Copel experimentaram valorização considerável em Wall Street. As transações quase triplicaram de valor, saltando da média diária de pouco mais de 1,3 milhões de dólares negociados a cada pregão, em 2003, para mais de 10 milhões de dólares diários, em média, no primeiro semestre de 2010.
Atualmente, os papéis da Copel são negociados a cerca de 21,4 dólares e são muito procurados por investidores, atraídos pela tradição de solidez, seriedade e responsabilidade social da maior empresa paranaense.
Pessuti irá a Washington, onde tem reuniões com diplomatas da Embaixada do Brasil nos EUA e com empresários interessados em investir no Paraná. Depois, o governador segue a Orlando, para um encontro com representantes da Universidade da Flórida.
EXERCÍCIO — Durante os dez dias à frente do Governo do Paraná, Celso Rotoli de Macedo recebeu uma comitiva de 20 diretores e técnicos do governo central e de províncias da República Dominicana e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O grupo conheceu os programas do Governo do Paraná nas áreas de empreendedorismo, agricultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.
O presidente do TJ também lançou a pedra fundamental do novo prédio do fórum da comarca de Palmital, e recebeu o ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo, para discutir o Estatuto da Igualdade Racial. No sábado, Rotoli cumpriu seu último compromisso oficial como governador em exercício, visitando Antonina, cidade onde nasceu.