Pessuti participa da solenidade de abertura da ExpoToledo 2010

A Expo Toledo reúne cerca de 1,5 mil animais, como gado de corte, cabras, ovelhas, coelhos, cavalos, suínos e pecuária leiteira
09/10/2010 - 11:40

O governador Orlando Pessuti participou nesta sexta-feira (8) à noite, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, da solenidade de abertura da Expo Toledo 2010, que em cinco dias deverá atrair mais de 80 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 10 milhões em negócios.
Pessuti falou da importância de Toledo e da feira para o Paraná e Brasil. “Toledo é o principal pólo agroindustrial e agropecuário do Estado. Todos sabem que Toledo é o maior PIB – Produto Interno Bruto, agropecuário do Paraná. Portanto, um governador como eu que tem origem no meio rural não poderia de forma alguma deixar de comparecer neste importante evento. Sempre que venho aqui levo a melhor das impressões, ensinamentos e manifestações de carinho e respeito do povo”, disse.
Segundo ele, a exposição de Toledo reúne trabalhos inovadores, tecnologias de ponta, os melhores resultados da pecuária, os avanços dos setores agropecuário, comercial e industrial. “Enfim, todo o potencial da região oeste do Estado. Portanto, estou certo de que vamos ter um grande evento, como sempre foi a Expo Toledo”, ressaltou.
O prefeito José Carlos Schiavinatto disse que o município possui uma série de atividades importantes para o agronegocio . “Daqui saem novas idéias e propostas para o setor. Esse evento concretiza uma atividade como esta, com a participação de vários nichos do mercado do agronegocio, mostrando a potencialidade do Oeste do Paraná. A presença do governador Orlando Pessuti é em função disso ou seja de conhecer e valorizar este trabalho feito pelo agricultor. Esta feira é uma grande conquista da região, que tem uma excelente produtividade. É a quarta bacia leiteira do Brasil. Este setor evoluiu muito nos últimos dez anos. E tudo isto conta com o apoio do serviço publico”, afirmou Schiavinatto.
Ele lembrou que Toledo possui o maior frigorífico de suínos e aves da América Latina. “É a maior empresa empregadora do Estado do Paraná, com mais de 8 mil operários. Isto só é possível em função da produção rural, que faz com que este grande processo industrial aconteça. Portanto, oferecer este momento de lazer e diversão para quem tanto trabalhou pelo desenvolvimento do município e da região é uma das propostas da Expo Toledo”.
Depois da solenidade de abertura, na companhia do prefeito e do presidente da Sociedade Rural de Toledo, João Alberto Bombardelli, o governador e comitiva visitaram vários estandes do Pavilhão da Indústria e Comércio e viram os animais caprinos e bovinos. Este ano, a Expo Toledo reune cerca de 1,5 mil animais, como gado de corte, cabras, ovelhas, coelhos, cavalos, suínos e pecuária leiteira. Durante o evento, serão realizados julgamentos, leilões e exposições de animais, além de shows artísticos e provas de rodeio.
A solenidade de abertura da feira contou ainda com a presença dos deputados Dilceu Sperafico e Elton Welter, do representante do Ministério da Agricultura, Daniel Gonçalves Filho, do presidente da Ferroeste, Neuroci Antonio Frizzo, do secretário especial Piotre Laginski e do secretário-chefe de gabinete, Alessandro Panasolo.