O vice-governador Orlando Pessuti prestigiou, na noite desta quinta-feira (19), em Curitiba, a 14º edição do Prêmio ACP de Comércio Exterior. Na cerimônia, uma realização da Associação Comercial do Paraná para incentivar e homenagear as empresas, empresários e acadêmicos envolvidos em exportações do Paraná, Pessuti destacou as ações do governo do Estado para o segmento.
“Nós temos mantido políticas de crédito e de financiamento do BRDE e da Agência de Fomento e políticas de redução dos valores de energia elétrica, que fazem com que os preços praticados por estas empresas sejam também mais competitivos. Criamos também políticas de redução fiscal e tributária que permitem a estas empresas buscar, cada vez mais, a inovação tecnológica que as faz crescer”, afirmou Pessuti.
A premiação de 2009 foi dividida em sete categorias empresariais de comércio exterior com destaque para as pequenas, médias e grandes empresas, projeto universitário, personalidade empreendedora e primeira exportação, além de desenvolvimento socioeconômico. Foram 21 concorrentes de todo o Paraná, com três avaliados em cada eixo. A organização foi feita pelo Conselho de Comércio Exterior (Concex) da ACP.
Para Pessuti, as políticas públicas do governo do Estado são, também, um incentivo para o crescimento das exportações. “Com elas, o Estado cada vez mais contribui no equilíbrio da balança comercial e gera empregos e renda para os paranaenses. A maioria das empresas que concorrem hoje foram encubadas dentro do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) e quase todas já passaram pela Secretaria de Indústria e Comércio em busca de incentivos fiscais e melhores condições de competitividade”, afirmou o vice-governador.
Para o secretário de Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, as ações do governo do Estado para as exportações no Paraná tem reflexo direto em premiações como a do Concex. “Muitas empresas participantes foram incubadas no Tecpar, uma das quais, inclusive, foi vencedora em sua categoria. O governo é parceiro, tem apostado em projetos e baixado impostos para promover o desenvolvimento regional e apoiar o empreendedorismo dos paranaenses”, disse. Segundo Virgílio, as incubadoras tecnológicas têm resultados tão positivos que a ideia está sendo aplicada agora nas universidades estaduais.
A presidente da ACP, Avani Tortato Slomp Rodrigues, afirmou estar entusiasmada com a participação dos jovens universitários na premiação. Para ela, o incentivo desenvolve o empreendedorismo das empresas e gera condições cada vez melhores para o comércio exterior no Paraná. “Quem sabe estes que receberam os prêmios hoje sejam grandes empresários no futuro. É para isso que torcemos, para isso trabalhamos e vamos continuar acompanhando os trabalhos deles no futuro”, afirmou.
Acompanharam o evento, realizado no Graciosa Country Club, além de empresários exportadores paranaenses, o diretor empresarial da Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Alberto de Paula César, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Nain Akel. A abertura foi feita pelo coordenador do Concex, Sinval Zaidan Lobato Machado. Durante a cerimônia foi assinada ainda a criação da Câmara de Comércio Brasil Marrocos no Paraná.
Pessuti participa da cerimônia do 14º Prêmio de Comércio Exterior da ACP
Durante a cerimônia, realizada na noite desta quinta-feira (19), no Graciosa Country Club, foi assinada a criação da Câmara de Comércio Brasil Marrocos no Paraná
Publicação
20/11/2009 - 11:00
20/11/2009 - 11:00
Editoria