Pessuti libera recursos para recape de ruas em mais três municípios

Serão investidos R$ 735 mil para a recuperação e pavimentação de ruas de Laranjeiras do Sul, Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu
24/09/2010 - 14:50

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta sexta-feira (24), em Laranjeiras do Sul, mais três autorizações de licitação do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentos (Recap). Serão investidos R$ 735 mil para a recuperação e pavimentação de ruas também de Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu.
Os documentos foram entregues pelo governador aos prefeitos Berto Silva, de Laranjeiras do Sul, Olívio Agostinho Calsa, de Goioxim, e Sezar Bovino, de Rio Bonito do Iguaçu, durante reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região do Cantuquiriguaçu, no Iguaçu Tênis Clube.
Pessuti destacou que o Governo do Estado tem levado para a região recursos e obras, que têm melhorado a condição de vida das pessoas. “Estamos trazendo asfalto, mas já estivemos aqui para criar o campus da Unicentro, que transforma Laranjeiras do Sul em polo universitário”, disse.
O governador anunciou também a liberação de recursos, pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, alguns na forma de financiamento, outros a fundo perdido, em apoio direto aos municípios. “Assim poderemos fazer um grande programa de pavimentação asfáltica na região de Laranjeiras do Sul. Também está prevista a construção do prédio da Ciretran”.
O prefeito Berto Silva revelou que os recursos liberados pelo governador – R$ 258 mil – serão suficientes para o recape de cerca de 8 mil metros de rua. “Este é o último trecho que falta do nosso programa de recuperação de ruas. Já fizemos em parceria com governo do Paraná quase 300 mil metros de pavimentação. Com isto, vamos colocar todo perímetro urbano de nossa cidade em condições de trafegabilidade com segurança”.
Em Goioxim serão empregados R$ 207,88 mil para a pavimentação asfáltica de quatro trechos de ruas (Sebastião P. dos Santos, Antônio Esteche, João Pedroso e Deolina M. Campos). O governo do Estado vai repassar ao município R$ 184 mil, cabendo à prefeitura adicional financeiro de R$ 23,88 mil.
Já para o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Pessuti liberou R$ 235 mil para o recape asfáltico e R$ 300 mil para a construção de uma capela mortuária. “A gente não tinha onde velar nossos entes queridos. Todo vez que morria alguém em nosso município, a família era obrigada a pagar pelo aluguel de um salão”, explicou a vereadora Salete Panasolo.
Quanto ao recape asfáltico, o prefeito Sezar Bovino também destacou a parceria que o município mantém com o governo do Estado. “Este é um governo de respeito, que trabalha com o coração e dedicado à região do Cantuquiriguaçu. Destaco, além das liberações recentes, a Clínica da Mulher e da Criança, os ônibus para o transporte de escolares e ambulância. Logo assinaremos convênio para a construção de um colégio estadual”.