Pessuti inaugura trincheira na PR-151, em São Mateus do Sul

Obra complementa a pavimentação da PR-151 entre São Mateus e o município catarinense de Três Barras
24/06/2010 - 16:00

O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta quinta-feira (24) a trincheira no cruzamento das rodovias PR-151 e BR-476, em São Mateus do Sul, Sul do Paraná. O Governo do Estado investiu R$ 6 milhões na estrutura de 17 metros de extensão por 15 de largura. A trincheira complementa a pavimentação da PR-151 entre São Mateus e o município catarinense de Três Barras.
Pessuti também assinou autorização para revisão do projeto de engenharia da PR- 364 no trajeto São Mateus do Sul – Irati e assinou convênio no valor de R$ 288 mil para sinalização urbana na cidade. “O novo trevo que inauguramos hoje desafogou o tráfico intenso das rodovias 151 e 476. Nossos condutores têm assegurado mais segurança e qualidade”, disse o governador.
“O próximo passo é viabilizar a pavimentação do trecho que liga o município a Irati. Dentro de dois meses teremos um novo projeto e o processo licitado. São Mateus do Sul também será beneficiada com o novo Centro da Juventude que iremos construir. A obra, no valor de R$ 2,2 milhões, vai promover atividades de cidadania e cursos profissionalizantes para os nossos jovens. A ideia é manter a criança na escola, longe das ruas”, anunciou Pessuti.
O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior explicou que a trincheira foi projetada visando à segurança dos motoristas. “O movimento de caminhões é muito intenso nesta rodovia. Tratava-se de um trevo em desnível, que não oferecia segurança. Quem vai a São Mateus do Sul ou a Três Barras, em Santa Catarina possui agora total segurança para transpor a rodovia 476”, explicou.
De acordo com Podolak o trevo complementa a pavimentação dos 25 quilômetros da PR-151, que criou uma nova ligação totalmente asfaltada entre o Paraná e Santa Catarina. “A obra era uma reivindicação de mais de 30 anos da população. As ações impulsionaram a economia local e criaram novas frentes de comércio na região”, disse o diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior.
Além do asfalto novo e da trincheira, o DER construiu uma plataforma de pesagem de veículos na divisa com o município de Três Barras. A estrutura ajuda a combater o excesso de peso nas cargas transportadas no local e contribui com a conservação da rodovia.
“As obras do Governo do Paraná impulsionaram o desenvolvimento de nosso município. A trincheira e a pavimentação da rodovia eram uma reivindicação histórica da nossa comunidade. A obra trouxe mais segurança e colocou nossa cidade em destaque”, disse o prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Gonçalves Pereira.
EDUCAÇÃO - O governador entregou também as obras da quadra coberta do Colégio Estadual Turvo e obras de reparos na Escola Estadual Orlanda D. Santos. Os empreendimentos receberam recursos de R$ 272 mil e R$ 115 mil. A escola recebeu reparos no valor de R$ 115.618,75 – foi realizada pintura, troca do forro da parte externa, troca do telhado, troca do piso, reforma da cozinha e banheiros. São atendidos 410 alunos do ensino fundamental nos turnos da manhã e tarde
“O grande destaque desta gestão, iniciada em 2003, é a descentralização do ensino. Alunos de todas as regiões do estado têm as mesmas condições na área da educação. Em outras gestões os recursos da educação eram voltados às grandes cidades. O atendimento era desigual”, avaliou o chefe do Núcleo Regional da Educação de São Mateus do Sul, José Jackiw.
O Núcleo Regional da Educação atende nove municípios da região Sul do Estado. São 45 escolas estaduais que beneficiam 24 mil alunos da rede pública de ensino. “Todas as nossas escolas receberam reparos, laboratórios de informática e quadras poliesportivas cobertas. Foram construídas cinco escolas na zona rural da região. Todos foram atendidos sem discriminação. Estas ações partem do principio da Secretaria da Educação de atender universalmente a educação”, disse Jackiw.
Pessuti foi homenageado pela estudante da 5ª série do Colégio Estadual Lajeado, Crislaine Matzala, 11 anos.