Pessuti inaugura obras e anuncia investimentos em Bom Sucesso do Sul

Governador entregou a Escola Técnica Profissionalizante Alberto Conte e os Centros de Capacitação e Desenvolvimento de Produtos e de Comercialização e Restaurante do Parque dos Anjos
02/07/2010 - 19:20

O governador Orlando Pessuti inaugurou, nesta sexta-feira (2), em Bom Sucesso do Sul, a Escola Técnica Profissionalizante Alberto Conte e os Centros de Capacitação e Desenvolvimento de Produtos e de Comercialização e Restaurante do Parque dos Anjos.
“São obras importantes para o município, que contribuem com o desenvolvimento do turismo da região e auxiliam na capacitação da comunidade”, afirmou Pessuti.
“Nos últimos sete anos, o Governo do Paraná investiu muito em obras aqui no município. São casas, uma Clínica da Mulher e da Criança, a reforma da quadra de esportes, além das que estão sendo entregues hoje. São obras em todas as áreas, que ajudam no crescimento e desenvolvimento da região”, afirmou o prefeito Elson Munareto.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com a prefeitura, investiu mais de R$ 1,03 milhão na construção do prédio. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior investiu pouco mais de R$ 235 mil na aquisição de equipamentos para equipar os laboratórios de transformação de alimentos.
Os cursos de capacitação profissional em tecnologia da informação e transformação de alimentos devem começar em agosto, com as primeiras turmas formadas com pequenos produtores rurais.
A escola conta ainda com um Centro de Inclusão Digital, financiado pelo governo federal, onde a população contará com cursos de informática, operação de sistemas e internet.
Com investimentos do Estado que ultrapassam R$ 340 mil, o Centro de Comercialização de Produtos Coloniais irá beneficiar diretamente as agroindústrias de Bom Sucesso do Sul, além de dar suporte ao projeto turístico que a administração municipal está implantando.
ESTRADAS — Em Bom Sucesso do Sul, Pessuti assinou ordem de serviço para o recape da PR-280, no trecho que liga o município a Renascença. O projeto, que prevê investimentos de R$ 4,7 milhões, irá cobrir com lama asfáltica o trecho de 17,7 km que dá acesso ao Santuário de Nossa Senhora de Salete.
“Era um projeto antigo que o Governo do Paraná tinha para o município e que agora começa a tornar realidade”, contou o governador. “Estrada pavimentada traz mais movimento para a região. Este recape vai auxiliar no turismo religioso que estamos promovendo aqui”, disse o prefeito.
O governador também inaugurou a ponte sobre o Rio Piracicaba e vistoriou as obras de calçamento da Rua Presídio Borba, que contribuem para o acesso ao Parque dos Anjos e à Escola Técnica, desviando o tráfego pesado de máquinas e equipamentos agrícolas da principal avenida do município.
“O Governo e a prefeitura investiram R$ 420 mil na recuperação da avenida, uma reivindicação antiga dos moradores que faz parte da construção do Parque dos Anjos. Mais que uma área de lazer, ele será parte do cartão postal de Bom Sucesso", afirmou Milton Podolack, diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens.
Participaram do evento o secretário dos Transportes, Mário Stamm Junior, e os secretários especiais Piotre Laginski e coronel Anselmo de Oliveira, além do deputado federal Nelson Meurer e do deputado estadual Nereu Moura.
MEMORIAL — Pessuti ainda participou de homenagem pelos 80 anos de colonização de Bom Sucesso do Sul e da inauguração do barracăo agroindustrial da empresa de sementes Guerra-Primorata.
“São obras importantes para o município. Uma homenageia os desbravadores do município, e outra vai contribuir com o crescimento e desenvolvimento, gerando emprego e renda”, disse.