Pessuti inaugura fábrica de motores do grupo Fiat em Campo Largo

Inauguração é desfecho da aquisição, em 2008, da Tritec Motors; desde então, Fiat realizou investiu R$ 250 milhões na unidade
30/06/2010 - 20:00

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti participou, nesta quarta-feira (30), em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, da inauguração da fábrica de motores da Fiat Powertrain Technologies (FPT). A inauguração é o desfecho da aquisição, em 2008, da Tritec Motors – ex-fornecedora de motores para veículos. Desde então, o Grupo Fiat investiu R$ 250 milhões na unidade.
“É um investimento que atende todas as exigências ambientais e tecnológicas, agregando desenvolvimento social e econômico com geração de emprego e renda. Estamos muitos satisfeitos por receber uma fábrica tão moderna”, falou o governador.
Os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o presidente mundial do Grupo Fiat, Alfredo Altavilla, e o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, também participaram da inauguração da nova unidade, que irá gerar 400 novos empregos até o final deste ano.
Com a nova unidade, a FPT aumenta em cerca de 20% sua capacidade instalada no Mersosul, atingindo um potencial produtivo de 2,5 milhões de sistemas de propulsão por ano.
Entre as principais intervenções realizadas na fábrica desde a aquisição, estão o aumento de capacidade, com remoção de gargalos, implantação de um robusto programa de formação de funcionários, com a atualização tecnológica dos equipamentos e o desenvolvimento e reativação de fornecedores.
VALORIZAÇÃO – O presidente mundial do Grupo Fiat, Alfredo Altavilla, destacou o momento promissor para o desenvolvimento econômico mundial e também falou da importância e potencial do Paraná.
“Encontramos aqui um governo que nos deu toda a estrutura necessária, e contamos com governantes sensíveis a incentivar o desenvolvimento e geração de empregos. Portanto, estamos prontos para atender ao exigente mercado automobilístico”, afirmou.
Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, a reabertura da fábrica demonstra a confiança no Grupo Fiat no Brasil, que atualmente atravessa por um momento de sucesso. “São fatores que promovem o desenvolvimento social e econômico. Só este ano foram 32 milhões de brasileiros que atingiram a classe média”, explicou.
O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, classifica como promissor o atual momento da cidade. “Este é um mês importante para Campo Largo. Duas grandes empresas dão início a um novo ciclo de prosperidade em nosso município.” Basso fala não apenas da italiana FPT, mas também da alemã SIG Combibloc que, no final de maio, começou a construção de uma moderna fábrica de embalagens cartonadas.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, comentou que o Grupo Fiat é um importante parceiro do governo federal e que, com a parceria firmada entre a iniciativa pública e privada, já foram entregues mais de 30 mil tratores no programa Mais Alimentos. “É motivo de orgulho inaugurar uma fábrica como esta, porque o País está vivendo um momento único”, falou o ministro.
Durante a solenidade, a funcionária Isley Severino de Lima, que trabalha há dez anos na empresa e acompanhou todo o processo de transição entre Tritec e FPT, destacou a importância de manter a fábrica em funcionamento, garantindo emprego e renda.
“A notícia que a FPT daria continuidade aos trabalhos na planta industrial aqui em Campo Largo foi uma das mais importantes notícias que já recebi na minha vida. De lá para cá, fui promovida e trabalho numa empresa que valoriza o nosso trabalho”, destacou.
DOAÇÃO – No final da solenidade, o presidente mundial da Fiat fez a entrega simbólica de uma chave de uma ambulância, que foi doada ao Hospital Pequeno Príncipe.